_Acessórios

Quantas calorias você queima ao clicar com o mouse?

Para quem passa a maior parte do dia debruçado sobre um teclado, olhando fixamente para uma tela de computador, qualquer esforço físico – por menor que seja – constitui um exercício físico. Então quantas calorias você queima ao clicar com o mouse? Segundo o Yahoo Japão, em um livro publicado recentemente – chamado Converta Qualquer […]

Para quem passa a maior parte do dia debruçado sobre um teclado, olhando fixamente para uma tela de computador, qualquer esforço físico – por menor que seja – constitui um exercício físico. Então quantas calorias você queima ao clicar com o mouse?

Segundo o Yahoo Japão, em um livro publicado recentemente – chamado Converta Qualquer Coisa para Calorias (em japonês) – um cientista revela quantas calorias são queimadas a cada clique do mouse.

Depois de alguns cálculos, calcula-se que você queima 1,42 caloria a cada clique.

Em média, são necessários 16,7 micromols de ATP (trifosfato de adenosina, a molécula que transporta energia nas células) para mover um grama de músculo durante um segundo. Um dedo indicador típico possui 11,7 gramas de músculo. E há 0,0073 caloria em um micromol de ATP. Multiplicando tudo, você converte a quantidade total de ATP para calorias: um clique único do mouse deve, em teoria, queimar 1,42 caloria.

Se você conseguir usar o mouse rápido o bastante, dá para queimar um Big Mac em 350.000 cliques. Lembre que a quantidade de energia na comida é medida em quilocalorias (1000 cal) – e um Big Mac tem 490 kcal.

Agora a má notícia: o cálculo assume que o músculo é contraído totalmente, então a quantidade real de calorias usadas é um pouco menor. Ou seja, são necessários ainda mais cliques. Então comece a clicar! [Yahoo Japan via Rocket News 24 via TechCrunch]

Imagem por Paolo Signorini sob licença Creative Commons

Sair da versão mobile