_Natureza

A quantidade de comida que as aranhas comem por ano vai te assombrar

Os números estimados pela pesquisa estão bem próximos do que os humanos comem

Aranhas já são horripilantes, com seus oito olhinhos arredondados e pernas esguias e teias pegajosas. Elas também provavelmente comem mais carne do que você consegue imaginar, mais carne até mesmo do que os humanos comem.

• Uma cobra com duas cabeças é uma cobra ou duas cobras?
• Colocaram formigas para correr nesta esteira esférica, tudo pela ciência

O especialista em comida de aranha Martin Nyffeler, da Universidade de Basileia, na Suíça, decidiu tentar estimar o peso total de toda a comida que as aranhas em todo o mundo comem por ano. Um pouco de processamento de dados resultou em um número tão impressionantemente alto que fará você ou se contorcer ou agradecer às aranhas por nos manter seguros de todos os outros insetos. Talvez os dois.

Imagem: David E. Hill, Peckham Society, Simpsonville, South Carolina

O número: as cerca de 25 milhões de toneladas métricas de aranhas comem entre 300 milhões e 800 milhões de toneladas métricas de comida por ano, de acordo com estimativas publicadas nesta terça-feira no periódico de nome muito bobo The Science of Nature (é como chamar algo de a “Ferrari das Lamborghinis”, mas em termos de periódicos acadêmicos). Essa comida consiste principalmente de insetos, colêmbulos e até mesmo pequenos vertebrados. Os pesquisadores fazem várias avaliações, usando a quantidade de comida que aranhas individuais precisam comer, o número de insetos que capturam em suas teias e o números de insetos que matam em suas caças.

O número de 300 milhões a 800 milhões de toneladas métricas é bastante próximo da massa de carne e peixe que os humanos comem por ano, cerca de 400 toneladas métricas, de acordo com o estudo. É também igual à massa de humanos: há 7,4 bilhões de pessoas na Terra, e o peso médio dos humanos é de 58,9 quilos. Somado, isso é um pouco mais que 400 milhões.

A ideia para esse cálculo revelador veio de um livro que Nyffeler leu há 40 anos, The World of Spiders, do aracnólogo William Bristowe, de 1958, de acordo com um comunicado que ele repassou ao Gizmodo. “Neste livro, Bristowe especulou que o peso dos insetos anualmente mortos pela população de aranhas britânicas seria maior que o peso combinado da população humana britânica”, escreveu Nyffeler. “Essa afirmação me fascinou muito. Decidi que eu gostaria de descobrir se o Bristowe estava correto em sua especulação.”

Imagem: David E. Hill, Peckham Society, Simpsonville, South Carolina

Você pode pensar que isso significa que as aranhas estejam ajudando nossas plantações ao comer todas essas pestes, mas esse não parece ser o caso. “Em vez disso, as aranhas parecem ter um papel ecológico significativo como predadoras de insetos em florestas e pastagens intocadas”, disse Nyffeler. Generalizando, as aranhas não parecem comer tantos insetos em áreas de agricultura porque esses sistemas intensamente controlados não têm sortimentos de presa em tanto número ou tão bons quanto em outros locais.

Desculpe-nos por essa imagem terrível. Mas, ei, pelo menos elas não estão o tornando presa. Ainda.

[The Science of Nature]

Sair da versão mobile