
Quem é Velvet Sundown, banda acusada de criar música por IA e não avisar; escute
Uma nova banda, a “The Velvet Sundown”, começou a bombar no Spotify com mais de 470 mil ouvintes mensais. Entretanto, seu trabalho, que inclui músicas como “Dust on the Wind”, recebeu acusações por possível uso de IA (Inteligência Artificial).
Alguns motivos levaram o público a suspeitar do grupo. Um deles, é a sua biografia genérica na plataforma de streaming, por exemplo. O texto inclui um trecho como “Há algo fascinante em The Velvet Sundown. Você não apenas os ouve, você se deixa levar por eles”.
Além disso, a biografia lista membros que não podem ser encontrados em pesquisas. São eles: vocalista e tocador de mellotron Gabe Farrow; o guitarrista Lennie West; Milo Raines, que cria “sons texturizados de sintetizador”; e o percussionista Orion “Rio” Del Mar”.
No Spotify, a banda de influência rock e country tem dois álbuns musicais: “Dust and Silence” e “Floating on Echoes”. Contudo, suas duas capas parecem versões de um mesmo design surrealista de IA. Assim como as capas, as próprias fotos da banda no Instagram também parecem falsas.
O site TechRadar, por exemplo, sugeriu que as músicas poderiam ser uma criação da ferramenta de IA generativa Suno. Isso porque “a voz do vocalista soa ligeiramente diferente em cada faixa” e “a música tem uma qualidade sem alma e genérica”, sem “nada de coeso entre as faixas”.
Em seu perfil do X/Twitter, o The Velvet Sundown negou usar IA e disse que é “absolutamente louco” que os jornalistas promovam uma “teoria preguiçosa” e “sem evidência”.
Em resposta, o streaming musical Deezer, que começou recentemente a rotular músicas de IA, sinalizou os álbuns da banda como conteúdo de IA. No entanto, o Spotify e a Apple Music não tomaram tais providências.