Esse diagrama simples com pixels mostra a quantidade de mortes na guerra do Iraque. Os pixels azuis representam as mortes “amistosas” (americanos e membros das forças de coalizão), os verdes são as mortes “de casa” (governo iraquiano), o bloco cinza representa as mortes “inimigas” (insurgentes) e o laranja… bem, esses são os civis.

É interessante ver como a distribuição dos incidentes muda no diagrama da direita, que mostra as mortes em ordem cronológica, mas a do lado esquerdo, com as mortes agrupadas por categoria, é mais chocante. Como Kamel Makhloufi, designer que criou o diagrama frisou, “lembre-se que governantes + civis + inimigos = maioria iraquianos”. Claro, esse diagrama não mostra quem está matando essa gente – quais mortes são de combate, de ataques de insurgentes etc. É fácil olhar e dizer “olhe o tanto de civis que estão sendo assassinados”, mas tudo indica que as retiradas de tropas começará exatamente por isso.

As informações do diagrama foram adquiridas nos documentos do mais recente vazamento publicado pelo WikiLeaks. [Flickr via Infosthetics]