O navegador social RockMelt, baseado em Chromium, tem recebido bastante atenção da mídia de tecnologia desde ontem. Mas se você quiser tornar o seu Chrome mais social sem ter que casar com o Facebook ou migrar para outro navegador, tem como.

O RockMelt integra e incorpora o seu círculo social (ao menos o do Facebook e Twitter) à experiência de navegação. Ele vem com chat do Facebook, compartilhamento direto de sites com Facebook e Twitter, e mais. O RockMelt pega o melhor do Chrome e adiciona uma camada social.

Se você gosta da ideia, mas não quer trocar o seu Chrome, já tão arredondadinho e amaciado de acordo com os seus gostos, por outro navegador, observe enquanto listamos algumas ideias mais amigáveis de incluir o seu círculo social na sua navegação diária.

Nota: Nós já vimos "navegadores sociais" antes, especificamente na forma do Flock, um navegador baseado em Firefox que agora, como o RockMelt, usa o Chromium como seu ponto de partida. Estes navegadores sociais são ótimos em teoria, ao menos para as pessoas que entram na internet basicamente apenas para usar o Facebook e fazem tudo lá por dentro dele, mas eles também apresentam um sério problema de adoção: historicamente, a maior parte das pessoas que se dispõem a usar um navegador novo são os early adopters, e — historicamente, de novo — sabemos que os early adopters não são o tipo de gente que resume a sua navegação ao Facebook ou Twitter.

De fato, neste momento o RockMelt exige que você faça login no Facebook antes mesmo que ele carregue qualquer página (isso pode mudar com o tempo). Eu não conheço um geek de respeito que trocaria o seu navegador primário por algo com uma exigência assim. Isso pode não ser verdade para o resto do mundo, mas, de qualquer forma, se você quer mais opções sociais no browser que você já usa (supondo que você usa o Chrome), eis algumas opções:

Integre as suas redes sociais com o Yoono

O Yoono é o agregador social dos sonhos para qualquer um que esteja procurando por atualizações rápidas e baseadas em widgets das suas redes sociais. Ele funciona com Facebook, Twitter, Myspace, Flickr, LinkedIn, AIM, GTalk e quase qualquer outro que você possa imaginar. Assim como o Seesmic, o Yoono abre em uma aba disponível e lista colunas baseadas nos seus dados sociais favoritos, mas ele também pode ser aberto ao lado do navegador.

Adicione o Facebook e o Chat do Facebook ao seu Chrome

Procurando por algo mais simples e mais focado no Facebook? A extensão Facebook for Google Chrome faz um ótimo trabalho em distribuir os principais elementos e recursos do facebook em widget simples e fácil de visualizar. Com ele você ganha acesso fácil ao seu Feed de Notícias, Mural, Notificações e Mensagens. As notificações numéricas de badge te fazem ficar sempre por dentro do que acontece, e você pode responder com dois cliques em um overlay bacana, sem precisar abrir outra aba ou substituir a atual.

Infelizmente a extensão não tem suporte a  Facebook Chat. Para isso existe a extensão… Facebook Chat! Veja quem está disponível e converse com eles sem sair da sua aba atual.

Compartilhe páginas usando o Google Share

Uma coisa interessante que o RockMelt faz bem feito é o compartilhamento de fotos e links usando um botão grande dedicado a isso ou arrastando o soltando o item sobre o avatar de algum amigo na barra lateral.

Apesar de não haver extensões do Chrome que façam exatamente isso, o widget de compartilhamento do Google é ótimo para compartilhar links globalmente com os seus amigos do Facebook, Twitter e muitas outras redes sociais em dois cliques.

Compartilhe imagens e texto com Drag2Up

Uma extensão interessante do Chrome que não está disponível no RockMelt é a Drag2Up. Usando esta extensão, você pode arrastar e soltar textos e imagens do seu desktop para o navegador. É uma maneira rápida e fácil de compartilhar arquivos com amigos ou família sem depender de processos de upload muitas vezes lentos.

"I Melt With You"

O RockMelt tem uma abordagem nova e única da mídia social, mas, apesar disso, para a maioria dos leitores do Giz ele vai passar a sensação de ser um portal do Facebook metido a besta, que mais distrai e desorganiza do que ajuda. Tendo em mente que o RockMelt ainda está em beta e que muitos releases certamente virão, com mais e melhores recursos, é bom saber que neste exato momento você já pode ter a maior parte das suas funcionalidades no navegador que você já usa.