O que é o Gizmodo Brasil?

É um blog de tecnologia, ciência e curiosidades licenciado e editado localmente pela F451 junto ao G/O Media Inc., sediado em Nova York (EUA). Além do Gizmodo, nos EUA eles publicam sites como Jalopnik, Jezebel, Kotaku e o satírico Onion.

De forma bem direta: a F451 paga “royalties” para usar o conteúdo e a marca Gizmodo no Brasil. O grupo detentor dos direitos do Gizmodo não tem nenhuma influência editorial ou comercial no que é feito pelo Gizmodo Brasil, assim como nós não temos qualquer influência sobre o que eles escrevem e publicam.

Como na versão norte-americana, o Gizmodo Brasil é um blog feito por jornalistas. Então, noticiamos os principais fatos de nossa área de cobertura, porém, muitas vezes de uma forma bem humorada, crítica ou com pontos de vista muito pessoais dos autores.

O Gizmodo Brasil está no ar desde julho de 2008, com mais de dez anos de atividade. Já cobrimos todos os principais eventos de tecnologia: de edições da CES (uma das maiores feiras de tecnologia dos EUA), da IFA (o principal evento de eletrônicos de consumo e utilidades domésticas da Europa), MWC (o maior evento de tecnologias móveis do mundo) a eventos próprios de empresas, como a WWDC, conferência de desenvolvedores da Apple, e Samsung Unpacked, com lançamento de novidades da Samsung.

De onde vêm os posts do Gizmodo Brasil?

Os posts do Gizmodo Brasil são compostos por textos escritos pela equipe local e traduções adaptadas de textos do Gizmodo.

Quem escreve para o Gizmodo Brasil?

Você pode checar quem são os nossos autores na página de expediente. Fora isso, os autores dos textos são estrangeiros ou colaboradores locais do Gizmodo Brasil.

Como se fala Gizmodo?

Longe da gente de querer policiar a forma como as pessoas falam, mas se pronuncia “Guizmôdo”.

De onde vem o nome Gizmodo?

Gizmodo vem da palavra em inglês “gizmo’, que significa bugiganga. É só um trocadilho com o termo.

O que a F451 faz?

A F451 é uma empresa de conteúdo, sediada em São Paulo (SP), que edita o Gizmodo Brasil e que também auxilia na construção de estratégias de mídia própria para marcas. Dessa forma, além da equipe editorial do site, que mantém a produção diária, temos ainda um time dedicado à criação e distribuição de conteúdo para diversos clientes.

Qual a relação do Gizmodo Brasil com o UOL?

Em abril de 2013, o Gizmodo Brasil passou a ser parceiro do UOL. Além do domínio de um dos sites mais acessados do País, temos um acordo comercial e nosso conteúdo aparece nos índices de notícias do UOL. Outra consequência prática da parceria é que nossos posts podem eventualmente aparecer na home do UOL.

Do ponto de vista editorial e financeiro, as empresas são independentes. O Gizmodo Brasil publica o que quiser e não tem nenhum tipo de aprovação ou consulta do UOL. As redações não são nem fisicamente próximas.

Como o Gizmodo Brasil ganha dinheiro?

O acesso ao Gizmodo Brasil é gratuito. Então, as receitas do site vêm de publicidade — banners ou publicidade programática (exibidos em anúncios direcionados em pequenos banners no meio do texto ou nas laterais do site).

Temos também os publieditoriais. Eles são textos feitos por um núcleo separado da F451 (portanto, não produzidos pela equipe editorial) em que uma empresa ou instituição geralmente quer anunciar um produto, mostrar algum tipo de posicionamento ou simplesmente tentar gerar conhecimento para um público específico (no caso, o público do Gizmodo Brasil). Estes publieditoriais são identificados como Post Patrocinado.

Fora isso, também temos uma receita vinda do programa de afiliados de varejistas: itens comprados por meio de links direcionados pelo Gizmodo Brasil rendem uma pequena comissão ao site.

Quero acessar o Gizmodo Estados Unidos, mas não consigo. O que devo fazer?

Desde a estreia do Gizmodo Brasil, o pessoal do Gizmodo configurou um redirecionamento. Assim, se usuários brasileiros tentarem acessar “gizmodo.com”, há grande chance de serem direcionados para o “gizmodo.com.br”. Importante ressaltar que esta configuração foge ao nosso controle. Não somos nós, aqui no Brasil, que configuramos isso.

Dito isso, se você quiser acessar o Gizmodo, você pode fazê-lo digitando no seu navegador: https://us.gizmodo.com.

Se não der certo de primeira, uma outra possibilidade é limpar os dados de navegação de browser e tentar novamente o endereço acima ou acessar via janela anônima.