O Qwiki para iPad, assim como o website, é como uma Wikipedia visual. Que, sinceramente, é um formato muito bacana de aprender coisas novas. Como? Em vez de entregar informação em textos e hyperlinks, o Qwiki fornece uma narratica de tópicos que você escolhe, com comentário em áudio e imagens relevantes.

Você pode procurar por um tópico ou dar assistir uma das sugestões do Qwiki de cada categoria. Durante o passeio, você pode clicar nas imagens para olhá-las mais detalhadamente ou saltar para outros tópicos para entender melhor. Usar o Qwiki no iPad é mais bacana ainda porque o app usa sua localização para mostrar Qwikis próximas. Em poucos toques, eu recebi todos os detalhes de Nova Iorque e algumas referências de East Village. É mais divertido ouvir e ver as informações do que ficar lendo. Mas… ele não é perfeito. A voz que narra cada Qwiki é robótica e se você assistir muitos tópicos, é possível perceber que eles seguem uma fórmula terrivelmente repetititiva. E apesar de todas as apresentações serem lindas, ele só oferece a pontinha do iceberg de cada informação.

Mas é um começo! Afinal, bancos de informação não são construídos da noite para o dia, e o Qwiki tem seu estilo, formato e estrutura própria. Dê uma olhada nas animações sensacionais! Agora resta aprofundar o conteúdo para se tornar algo útil, e não apenas divertido. [iTunes]