O Environmental Working Group afirma: estudos recentes mostram que o risco de tumor no cérebro é maior em usuários que usam celular há muito tempo. Eles admitem que mais pesquisa é necessária, mas, só pra se prevenir, eles criaram este ranking de radiação de celulares. Adivinha quem se deu mal neste ranking?

Primeiro, as boas notícias: estes são os dez celulares que menos emitem radiação. O Samsung Impression SGH-a877 (0,15 – 0,35 W/kg) fica em primeiro lugar na lista, o Motorola RAZR V8 (0.36 W/kg) chega em segundo, e o SGH-t229, também da Samsung, fica em terceiro.

1. Samsung Impression (SGH-a877) [AT&T]

2. Motorola RAZR V8 [CellularONE]

3. Samsung SGH-t229 [T-Mobile]

4. Samsung Rugby (SGH-a837) [AT&T]

5. Samsung Propel Pro (SGH-i627) [AT&T]

6. Samsung Gravity (SGH-t459) [CellularONE, T-Mobile]

7. T-Mobile Sidekick [T-Mobile]

8. LG Xenon (GR500) [AT&T]

9. Motorola Karma QA1 [AT&T]

10. Sanyo Katana II [Kajeet]

Mas peraí, eu não conheço esses aparelhos, cadê os grandes nomes? Bem, como você pode ter adivinhado, estes são os que tiveram notas ruins, e aparecem mais pro fim da lista. Todos os modelos do iPhone têm alta emissão de radiação (0.52 – 1.19 W/kg no caso do 3GS), além de vários modelos do Blackberry (incluindo o Bold), o Nokia E71 e o 5800, e vários dumbphones da Motorola e Kyocera.

Então, se você for paranoico e usar muito o celular na orelha (sem handsfree), é melhor se prevenir, não importa o que as pesquisas digam agora. [Ranking de todos os celulares e Ranking dos smartphones]