_Tecnologia

Raspberry Pi 2 desliga quando você tira uma foto dele usando flash

Por causa do efeito fotovoltaico, o Raspberry Pi 2 não lida bem com flashes.

Um usuário do recém-lançado Raspberry Pi 2 descobriu um defeito muito estranho do novo hardware: se você tirar uma foto do computador baratinho com flash, ele desliga na hora.

Em um post no blog da empresa, a diretora de comunicações do Raspberry Pi, Liz Upton, explica que os testes feitos na empresa realmente comprovam que existe um problema, que acontece sob condições muito específicas.

O problema só acontece com brilhos muito fortes, como flashes de xenônio e canetas laser. Sério. Outras luzes – até mesmo flashes de câmera que usam outras tecnologias – não o fazem desligar. Você pode levar seu Pi 2 para fazer um piquenique num dia ensolarado, ou levá-lo a uma rave, sem problemas. Você só não pode levá-lo ao tapete vermelho do Oscar. Jon está com uma luz LED de 1800 lúmens sobre um Pi 2 na sua mesa e ele está funcionando perfeitamente.

O problema não é exclusivo do Raspberry Pi, entretanto: ele tem origem em um fenômeno chamado efeito fotovoltaico, que acontece quando metais que emitem elétrons são atingidos pela luz. Coincidentemente, é o mesmo fenômeno que permite que as células solares funcionem. E, no caso o Pi 2, está acontecendo nas junções de silício dos semicondutores. As junções ficam “agitadas” pela explosão de luz de alta intensidade, perdem alguns elétrons, e em seguida o Pi vai a nocaute.

Segundo Upton, os desenvolvedores não encontraram nenhuma evidência de que o bug do flash da câmera cause qualquer dano permanente ao mini-computador Então, se você quiser fazer uma pegadinha com um proprietário do Pi, tudo o que você precisa é tirar uma foto com flash. [Raspberry Pi via Cnet]

Sair da versão mobile