_Google

Read Along é um app do Google para ajudar as crianças a lerem melhor

O Google antecipou o lançamento de um aplicativo de leitura para crianças por causa da pandemia do novo coronavírus. Com muitas crianças longe da escola, a responsabilidade de ensinar a ler e escrever ficou ainda maior para os pais, mas esse app pode dão uma mãozinha.

Logo do app Read Along

O Google antecipou o lançamento de um aplicativo de leitura para crianças por causa da pandemia do novo coronavírus. Com muitas crianças longe da escola, a responsabilidade de ensinar a ler e escrever ficou ainda maior para os pais, mas esse app pode dar uma mãozinha.

Disponível para Android, o Read Along (Leia Junto, em tradução livre) é voltado para crianças com mais de 5 anos e utiliza os recursos de reconhecimento de falapara ajudar a desenvolver a leitura. Ele está disponível em mais de 180 países e em 9 idiomas, incluindo português, inglês e espanhol.

O app tem cerca de 500 histórias para serem lidas pelas crianças para a assistente Diya. Enquanto leem em voz alta, Diya utiliza os recursos de reconhecimento de fala para detectar se a frase está sendo lida com facilidade ou se há dificuldades no trecho.

A assistente oferece orientações como se fosse uma professora, elogiando em casos de acerto ou informando quando se está lendo muito rápido, por exemplo – as crianças também podem tocar na figura para obter ajuda sobre como se pronuncia uma determinada palavra ou frase.

https://gizmodo.uol.com.br/wp-content/blogs.dir/8/files/2020/05/read-along.mp4

Como é de costume em aplicativos de aprendizagem, há uma série de recursos de videogame como coleta de estrelas e distintivos. A ideia é incentivar as crianças a continuar utilizando o aplicativo com esses prêmios. Além disso, os parentes podem configurar mais de um perfil no celular para que cada criança aprenda em seu ritmo e acompanhe o progresso individualmente.

Conforme a criança avança, as histórias vão ficando mais complexas – assim como os jogos que acompanham o conteúdo principal.

As histórias do Read Along ficam disponíveis offline, basta baixá-las com antecedência. O Google diz em seu blog que o app foi criado com a “segurança e privacidade das crianças em mente” e afirma que não há publicidades ou compras dentro do app, nem compartilhamento de dados. O próprio reconhecimento de voz e processamento é feito dentro do aparelho, sem passar pelos servidores da companhia – inclusive, não é preciso nem criar uma conta.

O aplicativo já foi testado num programa piloto no distrito de Unnao, na Índia, envolvendo 1.500 crianças. Aquelas que utilizaram o app tiveram resultados melhores na avaliação de leitura do Relatório de Status de Educação Anual (ASER, na sigla em inglês). Os pais também indicaram que perceberam melhoras nas habilidades dos seus filhos.

O Read Along está disponível em acesso antecipado na Google Play Store – por enquanto, não há opção para iOS.

Sair da versão mobile