Tecnologia

Realme promete carregar 100% da bateria de celular em 4 minutos

Com um novo tipo de carregador, a empresa chinesa promete recarregar a bateria de um celular de 0% a 100% em apenas 4 minutos e 30 segundos
Imagem: Realme/Divulgação

A Realme, empresa gigante chinesa da tecnologia, apresentou nesta semana uma inovação no setor de carregadores. Com o lançamento do SuperSonic Charge de 320W, a empresa promete recarregar a bateria de um celular de 0% a 100% em apenas 4 minutos e 30 segundos.

O novo carregador, batizado de Pocket Cannon (“Canhão de Bolso”, em tradução livre), não só oferece uma potência de carregamento sem precedentes como também mantém um tamanho compacto.

O dispositivo possui duas portas USB-C, com capacidades de 150W para smartphones e 65W para laptops, possibilitando um fluxo de energia eficiente e versátil.

De acordo com a companhia, a inovação por trás do SuperSonic Charge envolve uma bateria de 4.420mAh composta por quatro células individuais.

Assim, inspirada em tecnologias de painéis solares de satélites, essa configuração permite que todas as células sejam carregadas simultaneamente, otimizando a eficiência e reduzindo o tempo necessário para uma carga completa.

O modelo apresenta uma eficiência energética impressionante de 93%, garante a empresa.

Carregar rápido pode fazer mal a bateria do celular?

Claro que todos queremos que os celulares carreguem mais rápido, otimizando o tempo que temos para usar o smartphone livremente. Mas será que o carregamento rápido não pode prejudicar a bateria?

De forma geral, podemos dizer que o uso de um carregador rápido não causará danos à bateria do telefone no longo prazo. Isso, claro, a menos que haja alguma falha técnica na bateria ou nos componentes eletrônicos do carregador.

No entanto, para garantir que o carregamento rápido funcione corretamente sem causar danos à bateria, carregador e telefone precisam ser compatíveis com a tecnologia. Por isso, é sempre recomendável utilizar o carregador original que acompanha o smartphone.

No caso do lançamento da Realme, a gigante chinesa anunciou que investiu no desenvolvimento do Transformador de Voltagem “AirGap”. Isso é para garantir a segurança em carregamento rápido.

Mini transformador é para garantir a segurança do carregamento. Imagem: Divulgação/Realme

Segundo a empresa, em casos de problemas críticos como falhas de circuito, a alta voltagem seja mantida longe da bateria, tornando o processo de carregamento virtualmente livre de riscos.

Gabriel Andrade

Gabriel Andrade

Jornalista que cobre ciência, economia e tudo mais. Já passou por veículos como Poder360, Carta Capital e Yahoo.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas