_Ciência

Cinco anos após a cirurgia, os receptores de transplante facial apresentam melhorias significativas

Pacientes que receberam transplante facial apresentam melhoria das funções motoras, resultando em um bem-estar físico e psicológico.

Cirurgia de transplante facial no Brigham and Women’s Hospital, em Boston. Crédito: Brigham and Women’s Hospital

Um acompanhamento de cinco anos de seis pacientes com transplante de face indicou melhorias significativas em suas funções sensoriais e motoras, além de melhorias na qualidade de vida.

Houve muito progresso desde que o primeiro transplante parcial de face foi realizado em um hospital francês em 2005. Este procedimento de ponta oferece uma opção muito necessária a indivíduos com desfigurações faciais severas, tipicamente resultantes de lesões traumáticas. A operação envolve a transferência de estruturas faciais de um doador humano recentemente falecido para um paciente necessitado. Essencialmente, essas cirurgias oferecem mais do que apenas uma correção cosmética – elas são essenciais para melhorar a saúde física e o bem-estar psicológico de um paciente.

O programa de Transplante de Cirurgia Plástica do Brigham and Women’s Hospital em Boston é líder mundial nesta área, tendo realizado seis transplantes de rosto – quatro completos e dois parciais – nos últimos cinco anos. Esses seis indivíduos representam a maior amostra de pacientes submetidos ao procedimento nos Estados Unidos. Um acompanhamento de cinco anos para avaliar seu progresso e sinalizar quaisquer problemas foi publicado no início desta semana no New England Journal of Medicine.

“Estamos indo além do ponto em que se perguntava se um paciente sobreviveria a um transplante de face – já vimos que podemos fazer isso com segurança”, disse Bo Pomahac, coautor do artigo e principal pesquisador do programa no Brigham and Women’s Hospital, em um comunicado do centro médico. “A pergunta agora é – podemos medir o quanto nossos pacientes se beneficiam e quais desafios precisamos trabalhar?”

Como o acompanhamento mostrou, o procedimento está funcionando tão bem quanto o esperado, devido ao seu estado nascente de desenvolvimento.

A função motora facial “melhorou durante e após o primeiro ano seguinte ao transplante”, observaram os autores no estudo. Os pacientes atingiram, em média, cerca de 60% de sua função motora máxima no período de cinco anos. A equipe também observou “melhora significativa” na capacidade dos pacientes de discernir o calor do frio e sentir a pressão no primeiro ano após o transplante.

“Em nossos estudos anteriores, havíamos informado que os pacientes conseguem falar melhor, comer melhor e respirar melhor. Esses aspectos também são importantes ”, disse Pomahac. “Aqui, nós relatamos que o retorno da função motora está de acordo com o que veríamos se reconectássemos um nervo cortado, e essa função sensorial parece melhorar quase até o ponto de normalizar. Os transplantes de face deram a esses pacientes funcionalidade suficiente para serem capazes de se reintegrarem socialmente de uma forma que não seria possível antes”.

É importante ressaltar que a “qualidade de vida dos pacientes”, escreveu o autor, “tendeu à melhora”. Houve também uma “tendência decrescente” nas medidas padrão de depressão, “indicando menor risco de um episódio de depressão clínica”.

Dito isto, os pacientes ainda enfrentam um tremendo fardo em termos dos medicamentos necessários para manter a rejeição afastada. Os transplantes faciais “exigem que o paciente faça um compromisso vitalício de tomar medicamentos que suprimam o sistema imunológico do corpo”, segundo uma página de informações do Hospital Brighman.

Infelizmente, as crises de rejeição eram comuns, com cada paciente tendo que suportar entre dois e sete episódios sérios. Os imunossupressores usados ​​para prevenir a rejeição muitas vezes podem levar a efeitos colaterais indesejáveis, mas a boa notícia é que esses seis pacientes não apresentaram novos casos de diabetes, hipertensão ou doenças do sangue, exceto um deles que foi diagnosticado com hipertensão dois anos e meio após a cirurgia.

“É importante perceber o quão jovem o campo do transplante de rosto ainda é”, disse o coautor sênior Leonardo Riella no comunicado. “Embora tenhamos usado o conhecimento adquirido de outros transplantes de órgãos bem-sucedidos, o transplante de face é uma estrutura complexa que inclui um dos tecidos mais imunologicamente desafiadores de todos: a pele. Embora tenhamos testemunhado grande sucesso até agora, os desafios para minimizar a toxicidade da imunossupressão e reduzir as taxas de rejeição continuam”.

No geral, é um estudo de cinco anos muito encorajador. Ainda há muito espaço para melhorias, mas esse procedimento pioneiro está rapidamente se tornando uma opção segura, eficaz e viável.

Sair da versão mobile