_Cibersegurança

Sistema de reconhecimento facial em aeroporto pega impostor no pulo

Catorze aeroportos dos EUA passaram a usar reconhecimento facial para melhorar a segurança. E, já no terceiro dia de operação, um homem foi pego com passaporte falso no Aeroporto Internacional de Dulles, em Washington, D.C. • Reconhecimento facial usado pela polícia do País de Gales tem 90% de falso positivo • Amazon sem querer mostrou […]

Catorze aeroportos dos EUA passaram a usar reconhecimento facial para melhorar a segurança. E, já no terceiro dia de operação, um homem foi pego com passaporte falso no Aeroporto Internacional de Dulles, em Washington, D.C.

• Reconhecimento facial usado pela polícia do País de Gales tem 90% de falso positivo
• Amazon sem querer mostrou por que não deveria oferecer seu reconhecimento facial para a polícia

O homem, de 26 anos, havia viajado de São Paulo para Washington e apresentou um passaporte francês. Só que o sistema de reconhecimento facial acusou o fato de que a face do rapaz não coincidia com a do documento. Oficiais levaram o indivíduo, visivelmente nervoso, para uma revista mais abrangente. Eles encontraram seu documento de identificação, da República do Congo, escondido dentro do seu sapato.

A tecnologia está sendo usada em aeroportos em Atlanta, Orlando, Las Vegas, Boston, Seattle, Miami e San Francisco e em outras cidades. De acordo com o The Star, o aeroporto de San Jose, na Califórnia, já reduziu em 4 minutos o tempo de espera no desembarque de voos internacionais — de 25 para 21 minutos, um decréscimo de 16%.

Segundo o diretor da agência de Baltimore de Alfândega e Proteção de Fronteiras, Casey Durst, a medida aumenta segurança do país. “Terroristas e criminosos continuamente procuram formas criativas de entrar nos EUA usando documentos verdadeiros roubados. A nova tecnologia de reconhecimento facial elimina virtualmente a capacidade de alguém usar um documento genuíno que foi expedido para outra pessoa.”

[Engadget, The Star, CBP]

Imagem do topo: Skitterphoto via Pexels

Sair da versão mobile