O sistema de reconhecimento semântico do Google é uma maluquice e você pode ver perfeitamente isso em um recurso escondido nas planilhas do Google Drive.

O TechCrunch descobriu que se você digitar duas coisas relacionadas nas células da planilha e depois apertar o botão Option (no Mac) ou CTRL (no Windows) e mover o mouse para baixo, a planilha se autocompletará com outros termos relacionados aos digitados. O GIF abaixo, do BuzzFeed, ilustra o recurso:

anigif_enhanced-buzz-27983-1362612794-16

Como assim? É simples: digitei dois personagens de Star Wars: Darth Vader e Luke Skywalker. Segurei então a tecla CTRL e selecionei as células logo abaixo, e o Drive preencheu todas elas com outros personagens da série:

starwars

Ele também funciona bem com palavras em português. Digitei “São Paulo”, “Corinthians” e “Flamengo”, e as células foram preenchidas com outros times de futebol brasileiros:

futebol

Aqui, uma lista de bairros de São Paulo:

bairros

E aqui uma lista de drogas (lícitas ou ilíticas):

6AwlkDb

Personagens da Nintendo:

nintendo

Personagens de Os Simpsons:

simpsons

Estados brasileiros:

estados

O recurso é válido para muita coisa, mas nem sempre se sai tão bem. Digitei “Dilma Rousseff”, “Lula” e “Fernando Henrique Cardoso” na esperança de preencher a planilha com nomes de presidentes do Brasil. Mas não foi bem isso o que aconteceu:

presidente

Também não tive sorte ao tentar listar nomes do rock nacional. Digitei “Chorão” e “Renato Russo”, mas a lista não foi preenchida com outros artistas de rock daqui:

rocknacional

Marcas de cerveja (deu quase certo):

cerveja

O recurso foi incorporado às planilhas do Google após a descontinuação do Google Labs em 2011. Dentro do Labs existia um produto chamado “Google Sets” que criava uma lista de itens similares após você digitar apenas algumas palavras – ele foi lançado em 2002 mas só passou do estágio “Labs” agora. [TechCrunch, BuzzFeed]