Após um monte de críticas, o Google passou a deixar mais claro quais dados dos usuários eles usam. Parte desse esforço é o portal Minha Conta, lançado no ano passado. Ele mostra o resultado de suas últimas buscas e apps que eventualmente usam seu login do Google. Agora, um novo recurso do portal quer ajudar os usuários a encontrar smartphones Android ou iOS perdidos.

>>> Como encontrar seu celular perdido

A funcionalidade é mais útil para usuários Android que para donos de dispositivos iOS (e eu já explico a razão). Ao acessar o portal Minha Conta, ele contará com uma nova opção chamada Encontrar seu smartphone. Lá, ele mostra uma espécie de checklist sobre o que fazer em caso de perda.

As opções que aparecem no Android são: encontrar e bloquear o aparelho (ele dá a opção de abrir o gerenciador de dispositivos ou mesmo enviar uma mensagem para o próprio telefone), tentar ligar para seu smartphone (ele sugere contatar alguém via hangout ou pedir para um amigo ligar), entrar em contato com a operadora, entrar em contato para receber ajuda local e considerar a limpeza do dispositivo (apagar todos os arquivos remotamente).

android-perdido

Se a pessoa usar uma conta Google no iPhone, ela poderá ver algumas opções no portal Minha Conta, mas limitadas comparadas com o Android. Em “encontrar e bloquear o aparelho”, ele dá um link para o iCloud. Apesar disso, é possível deslogar sua conta remotamente — o que impedirá o ladrão de acessar suas informações, isso caso o smartphone esteja conectado à internet.

iphone-google

Segundo o Google, em breve, ao digitar no buscador “perdi meu telefone”, ele dará a opção de você ver o portal Minha Conta. Também será possível acessar o recurso dizendo via comando de voz: “Ok, Google, mostre a minha conta do Google”.

Imagem do topo: Pixabay