Enquanto eu reunia os vídeos mais populares do ano no YouTube, reparei em algo curioso: um deles oferecia uma opção “GIF” no menu Compartilhar. Poucos vídeos têm esse recurso, mas você já pode testá-lo.

>>> É possível colocar GIFs em posts do Facebook; saiba como
>>> O guia completo para fazer GIFs animados

A assessoria do Google lembra que, no final de novembro, o YouTube anunciou o recurso nativo de GIFs para “um pequeno grupo de criadores“; parece que ele foi liberado na semana passada. (Se você é dono de um canal, pode entrar no beta preenchendo este formulário.)

Por enquanto, há poucos canais com a opção de criar GIFs: entre eles, estão Epic Rap Battles, Vi Hart, Black Nerd ComedyThe Young Turks. Qualquer vídeo deles, seja novo ou antigo, pode virar GIF. No Twitter, há alguns usuários divulgando GIFs desses canais.

Criando GIFs no YouTube

Funciona assim: abra o vídeo no seu computador, clique em Compartilhar -> GIF e arraste os pontos de início e fim do seu GIF. Você pode selecionar trechos contínuos de até cinco segundos.

À medida que você arrasta as barras azuis, o vídeo mostra a cena exata que vai começar/terminar sua animação. Você também pode digitar precisamente o minuto, segundo e décimo de segundo para marcar o início e fim do GIF.

E você pode até mesmo inserir texto na parte superior e inferior da animação:

Criar GIFs no YouTube - texto

Enquanto você faz suas alterações, o YouTube exibe uma prévia do GIF no lado esquerdo. Quando você ficar satisfeito com o resultado, basta clicar em “Criar GIF”.

Criar GIFs no YouTube - final

Ele vai gerar um link para você enviar aos amigos, e um código para você incorporar o GIF em sites e blogs. Você também pode clicar nos botões de redes sociais – Facebook, Twitter, Tumblr – para compartilhar a animação.

O YouTube gera uma imagem de 480×270 pixels sem marcas d’água:

GIF criado no YouTube

Há algumas desvantagens no YouTube: por enquanto, poucos vídeos têm esse recurso; não há como regular a qualidade dos GIFs; e por algum motivo, você precisa estar logado para criá-los. Mas é um recurso que precisava existir no serviço de vídeos, já que os GIFs passaram por um renascimento nos últimos anos.

Claro, não faltam alternativas para criar GIFs a partir do YouTube. A maneira mais fácil é digitar “gif” na barra de endereço, mudando “youtube.com” para “gifyoutube.com”; mas existem diversos outros métodos que explicamos aqui.