A Samsung aposta bastante no software do Galaxy S4 para diferenciá-lo dos concorrentes, e adicionou diversos recursos inteligentes, além de reaproveitar alguns que já apareciam no Galaxy SIII.

Eis as grandes novidades de software do Galaxy S4:

Smart Scroll

Os rumores estavam quase certos. O smartphone realmente rastreia os seus olhos. Ele sabe quando você está olhando para o aparelho, mas não faz scroll da tela apenas mexendo os olhos: você precisa  inclinar o Galaxy S4 para frente ou para trás para o conteúdo ir para cima ou para baixo.

Smart Pause

A LG se adiantou e anunciou que o seu LG Optimus G Pro terá uma função bem parecida. Quando você roda um vídeo, o Galaxy S4 detecta seus olhos. Se você não estiver olhando diretamente para a tela, o vídeo é pausado e volta a tocar quando você olha novamente para a tela.

S Voice e S Voice Drive

Lembram do S Voice, o “assistente digital” do Galaxy S III? Ele está de volta e foi melhor desenvolvido para quando você está dirigindo. Ele lê seus e-mails, mensagens e outras coisas sem que você precise olhar para a tela, e ainda dá a opção de responder, ligar para o contato ou ignorar a mensagem.

Air View e Air Gesture

Uma funcionalidade emprestada pelo Galaxy Note II. Você não precisa tocar a tela para aparecer um preview do conteúdo de uma galeria ou e-mail, por exemplo. Basta manter o dedo próximo à tela – como a caneta S Pen faz no Note II.

O Air Gesture permite trocar de abas no navegador, mudar de música ou de tela apenas passando a mão, sem precisar encostar no seu smartphone. É a mesma coisa que você pode fazer deslizando o dedo na tela do aparelho, mas alguns centímetros acima dela.

S Health

A Samsung colocou um monitoramento de saúde no smartphone! O S Health é um app que rastreia seus passos, degraus subidos, temperatura ambiente, umidade do ar, pode estimar as calorias consumidas e queimadas e, com um acessório extra, ajuda a acompanhar o sono.

S Translator

Um tradutor instantâneo: ele ouve o que você fala e traduz para outro idioma. Ele ouve o que a outra pessoa falou e traduz para o seu idioma. O mais interessante é que, entre os nove idiomas que ele entende, está o português do Brasil. Mas precisamos testá-lo para ver se funciona realmente bem. Ele também pode ser integrado a e-mail, mensagens e ao serviço ChatOn, da Samsung.

Group Play

Oito dispositivos podem ser conectados diretamente via NFC para compartilhamento de fotos, músicas e para jogos em multiplayer. Você encosta um S4 em outro e a música que você está ouvindo começa a tocar no outro smartphone. Quem gostaria de ouvir a mesma música que já está tocando no mesmo ambiente que você está? Não sei. Mas para os jogos, pelo menos, parece muito bom.

Adapt Display

A tela se adapta ao ambiente que você está e ao que você está fazendo no smartphone. Se estiver lendo um monte de texto em branco, ela ganha um tom sépia para facilitar a leitura, por exemplo.

Adapt Sound

A Samsung promete que o Adapt Sound “oferece um nível de otimização e tipo de som personalizado para cada usuário”. Não sabemos exatamente como seria isso, mas esta é a descrição da coreana.

Optical Reader

Com o Optical Reader, a Samsung promete reconhecer textos, códigos QR e cartões de visita para oferecer funcionalidades como tradução, ligação, busca ou envio de mensagem.

WatchON

O Galaxy S4 pode funcionar como o controle remoto para o seu sistema de entretenimento doméstico: sua TV, set-top box e até ar condicionado, segundo a Samsung. Ele não apenas controla outros aparelhos como também mostra informações sobre programa de TV e transfere contéudo comprado no Samsung Media Hub para você assistir na TV.