Durante a WWDC (conferência de desenvolvedores da Apple), a companhia falou de vários recursos que serão disponibilizados no iOS 13, no novo iPadOS e no macOS Catalina. No entanto, a própria empresa admitiu que não conseguiu falar de todas as novas funções que devem chegar ao sistema. Aqui vão algumas das melhores e mais legais funcionalidades de software que devem chegar nos iPhones, iPads e Macs ainda neste ano.

iOS 13 e iPadOS
Logotipo do iOS 13 na WWDC

Seleção de rede Wi-Fi na Central de Controle: as próximas versões dos sistemas móveis da Apple vão permitir que você selecione uma rede Wi-Fi diretamente na Central de Controle. Atualmente, você só pode ligar ou desligar o Wi-Fi, então isso deve fazer você economizar a navegação até o menu Ajustes.

Etiquetas de relacionamento para seus Contatos: contatos têm agora uma opção de personalização para definir o seu tipo de relacionamento com certas pessoas — como irmão ou amigo. Isso pode ajudar, de alguma forma, a organizar melhor a lista de contatos.

Compartilhar para o app Mensagens: tocar o botão de compartilhar dentro do aplicativo oferece opções extra no iOS 13 e no iPadOS — especificamente, a habilidade de compartilhar para as pessoas diretamente numa conversa no app Mensagens.

Emudecer conversas de e-mail: não deixe que uma conversa de e-mail distraia você. Depois que o iOS 13 e o iPadOS chegarem, você poderá silenciar os tópicos por um tempo específico, para que eles não enviem notificações. O silenciamento funciona em todos os seus dispositivos Apple.

Suporte a mouse: finalmente o suporte a mouse está chegando ao iOS 13 e ao iPadOS como um recurso de acessibilidade. Um clique funciona como um toque de dedo e, embora ainda não exista uma lista oficial de dispositivos compatíveis, sabemos que funcionará com mouses USB e Bluetooth.

Controle com quem seus filhos estão conversando: entre os novos recursos relacionados ao Tempo de Exibição está a opção de impor limites das pessoas que conversam com seus filhos em determinados momentos. Você também poderá gerenciar os contatos que aparecerem nos dispositivos de seus filhos.

Bloqueio de remetente no Mail: falando do aplicativo padrão de e-mail da Apple, o iOS 13 e o iPadOS permitirão que você bloqueie remetentes específicos — as mensagens dessas pessoas são enviadas diretamente para a lixeira e, novamente, a regra é aplicada a todos os gadgets da Apple sincronizados.

Pesquisas de fotos mais complexas: a Apple continua a adicionar funcionalidades no app Fotos, como vimos na apresentação da WWDC. Um novo recurso que não foi muito comentado é o que eles chamam de pesquisa complexa. Você poderá combinar termos como “praia” e “selfies” numa mesma consulta.

Volume na tela: o iOS 13 tem um novo indicador de volume: ele começa pequeno e vai aumentando conforme você faz ajustes no botão do dispositivo. Sem contar que agora ele está mais discreto, ocupando apenas parte da lateral da tela. Você também pode tocar e arrastar na tela para alterar o volume.

Download de apps grandes via internet móvel: o limite de download via internet móvel no iOS é de 200 MB, mas a Apple vai tornar isso mais fácil com o novo iOS e iPadOS. Você poderá remover o limite ou pedir para que o sistema pergunte a você se quer baixar um app tão grande.

Modo “low data”: quer usar menos seu plano de dados? O novo modo “low data” (baixo consumo de dados, em tradução livre) é para você. Ele fica nas Opções de Dados Celular, em Ajustes. Segundo a Apple, ele ajuda os aplicativos a “reduzir o uso de dados da rede”. Por ora, isso é tudo que sabemos.

Carregamento otimizado de bateria: esta nova opção que fica em Ajustes no iOS 13 e no iPadOS altera a carga de seus dispositivos. Em vez de voltar aos 100% quando você plugar seu aparelho na tomada, ele aprenderá sua rotina diária e hábitos para se adaptar. Por exemplo: se você sempre carregar seu telefone ao dormir, ele carregará até 80%. No entanto, como ele tem noção da hora que você acorda, uma hora antes ele carrega os 20% restantes. No fundo, isso deve ajudar a aumentar a vida útil da bateria.

Fechando automaticamente guias inativas do Safari: navegando no item Safari em Ajustes, você verá algumas novas opções para fechar automaticamente algumas abas que talvez você tenha se esquecido no iOS 13 e iPadOS. As opções são “após um dia”, “após uma semana” ou “após um mês”.

Faça capturas completas de uma página web: quer fazer a captura de tela de uma página toda? Sem problemas com a próxima atualização de software da Apple: basta tirar uma captura de tela no Safari, como você faria normalmente, e escolha a opção “full page” na parte de cima da tela.

AirPlay 2 chega ao Apple Home: você conseguirá adicionar alto-falantes AirPlay 2 e automações no iOS 13 e no iPadOS.

macOS Catalina
Logotipo do macOS Catalina

Acesse sua conta Apple: a Apple está finalmente trazendo algumas configurações de gerenciamento de conta que anteriormente só ficavam na web para o macOS. A partir de uma nova opção de Preferências do Sistema, você poderá gerenciar dispositivos, suas assinatura da Apple e assim por diante.

Cancelar a inscrição de e-mails: além de ter a habilidade de silenciar conversas e bloquear remetentes no Mail, recursos que falamos acima, o Mail no desktop terá um botão para cancelar a inscrição de listas de e-mail no macOS Catalina.

Uma Touch Bar virtual com Sidecar: ficamos sabendo que o iPad pode ser usado como uma segunda tela por meio do novo recurso Sidecar, mas um detalhe extra é uma barra virtual que aparece na segunda tela para aplicativos compatíveis.

Picture in Picture para o QuickTime: o QuickTime já tem um tipo de picture in picture, mas está se tornando oficial com a chegada do macOS Catalina, e ele funcionará em vários espaços e no modo tela inteira. Ele estará disponível com um único clique no controlador de navegação.

Compartilhamento de pastas no iCloud Drive: o iCloud está seguindo os passos do Dropbox. No macOS Catalina (e também no iOS e iPadOS), você pode compartilhar pastas iCloud com outras pessoas em vez de arquivos individuais. Você também pode conceder a permissão de adicionar arquivos a uma pasta.