_Tecnologia

Grandes comunidades do Reddit se revoltam e fecham acesso para os usuários

Com a demissão de Victoria Taylor, diversos moderadores perderam um contato essencial com a equipe que gerencia o Reddit. E assim começou a revolta.

O Reddit é um fórum com 3,5 milhões de usuários espalhados por quase dez mil comunidades. E este ano está sendo turbulento para o site: desta vez, diversos moderadores se revoltaram depois que uma funcionária foi demitida.

Um dos aspectos mais conhecidos do Reddit é o AMA (“pergunte-me qualquer coisa” na sigla em inglês), em que pessoas como Barack Obama, Bill Gates, Julian Assange, Edward Snowden e outros respondem perguntas dos usuários. A responsável por coordenar e verificar todas essas celebridades é a diretora de talentos Victoria Taylor.

Ou, pelo menos, era: aparentemente, Victoria foi demitida. Com isso, vários AMAs iminentes com celebridades e pessoas de alto nível não tinham mais como acontecer. Ela era responsável por tudo, desde organizar as perguntas a transcrever e publicar as respostas delas. Além disso, ela era admirada pela comunidade por dar atenção aos pedidos dos moderadores – enquanto outros funcionários do Reddit não são tão prestativos.

Com a demissão, diversos moderadores perderam um contato essencial com a equipe que gerencia o Reddit. E assim começou a revolta.

Diversas comunidades enormes, como /r/Art, /r/Gaming, /r/Movies e /r/Music se tornaram privados, basicamente fechando as portas para os usuários. Outra comunidade, a /r/Science, cogitou fechar de vez:

… Victoria era a única linha de comunicação com os administradores. Se alguém quiser obter dados de audiência sobre uma AMA a resposta será “Desculpe, eu não posso ajudar”. Fazer isso com quem trabalha com AMAs é como um tapa na cara para nós que passamos uma quantidade enorme de tempo trazendo conteúdo de qualidade para o Reddit. Eu, pessoalmente, sinto vontade de fechar o /r/Science, isso tudo deixou um gosto muito ruim.

Aparentemente, Victoria foi demitida porque o Reddit quer transformar os AMAs em algo mais comercial, incluindo até mesmo vídeo, mas ela não concordou com as mudanças.

Há algum tempo, o site está procurando mais formas de ganhar dinheiro. Ele teve faturamento de US$ 8,3 milhões no ano passado, mas quer muito mais – eles receberam um investimento de US$ 50 milhões em setembro.

Alexis Ohanian, cofundador do Reddit, se pronunciou para tentar resolver o caos:

A comunicação entre o Reddit e os moderadores precisa melhorar dramaticamente. Vamos trabalhar em estreita colaboração com todos vocês daqui para frente e garantir que eventos como o de hoje não voltem a ocorrer.

A CEO interina do Reddit, Ellen Pao, também tentou se explicar:

Este ano, nós começamos a criar ferramentas melhores para os moderadores e administradores, a fim de ajudar os subreddits e o Reddit, mas a nossa infraestrutura é monolítica, e isso vai levar algum tempo… nós estamos quebrando algumas das formas que os moderadores têm para moderar. Nós vamos nos virar e corrigir isso.

Mas, por algum motivo, ela apagou o post.

A comunidade já passou por turbulências em junho, quando o Reddit implementou novas regras para combater vários tipos de assédio. Por isso, cinco comunidades que promoviam racismo, transfobia e outros foram fechadas: r/FatPeopleHate, r/HamPlanetHatred, r/TransFags, r/neofag e r/ShitNiggersSay.

Diversos usuários protestaram, criando novas comunidades para continuar com os mesmos tipos de preconceito, chamando Ellen de nazista, e pedindo que a CEO seja demitida. Alguns migraram para o Voat.co, que é basicamente um clone do Reddit.

Os protestos afetaram partes menos proeminentes do Reddit, e acabaram diminuindo. Mas agora, devido a um erro administrativo, comunidades gigantes se irritaram – e a confusão ainda não acabou.

Esse tipo de drama acontece em diversos fóruns, mas tende a chamar a atenção quando envolve um site acessado por 160 milhões de pessoas todo mês. Vamos ver no que isso vai dar. [Gawker e Gizmodo Australia]

Sair da versão mobile