As redes neurais estão cada vez mais presentes entre nós, melhorando previsões de teclados virtuais e trazendo miniaturas melhores no YouTube. Agora, esta forma de inteligência artificial pode ajudar você a responder emails mais rápido.

O Google anunciou um novo recurso para seu app Inbox: com o Smart Reply, a rede neural da empresa analisa sua mensagem para sugerir respostas curtas, que você pode enviar com dois toques.

Redes neurais são modelos de computador que imitam o comportamento do cérebro; dessa forma, elas reconhecem padrões e aprendem a realizar tarefas. No caso do Smart Reply, o Google fez seus computadores analisarem conversas feitas por email para aprender a respondê-las.

Na verdade, esse recurso do Inbox usa duas redes neurais. A primeira lê o email para entender o que está sendo dito; e a outra cria possíveis respostas para a mensagem. Essa tecnologia foi demonstrada antes na forma de um chatbot, que responde perguntas sobre filosofia e problemas de VPN.

No caso do Smart Reply, temos algo diferente: o app sugere três respostas – cada uma limitada entre três e seis palavras – e então permite escolher uma delas e editar se necessário.

smartreply2

Um protótipo do Smart Reply tinha dois problemas: ele oferecia respostas muito semelhantes – “que tal amanhã?” e “sugiro que seja amanhã”, por exemplo – e respondia “eu te amo” para quase tudo (por ser uma expressão muito comum). Greg Corrado, cientista do Google, explica em blog oficial que tudo isso foi resolvido.

E quanto à privacidade? Corrado diz que nenhum pesquisador pode ler emails dos usuários, o que dificulta um pouco as coisas: “isso é meio como tentar resolver um enigma com os olhos vendados – mas um desafio torna tudo mais interessante!”

O Smart Reply será distribuído esta semana no app Inbox para Android e iOS em inglês.

[Google via Wired]