_Google

Rede neural do Google consegue responder mensagens do Gmail para você

Com o Smart Reply, a rede neural do Google analisa sua mensagem para sugerir respostas curtas, que você pode enviar com dois toques.

As redes neurais estão cada vez mais presentes entre nós, melhorando previsões de teclados virtuais e trazendo miniaturas melhores no YouTube. Agora, esta forma de inteligência artificial pode ajudar você a responder emails mais rápido.

O Google anunciou um novo recurso para seu app Inbox: com o Smart Reply, a rede neural da empresa analisa sua mensagem para sugerir respostas curtas, que você pode enviar com dois toques.

Redes neurais são modelos de computador que imitam o comportamento do cérebro; dessa forma, elas reconhecem padrões e aprendem a realizar tarefas. No caso do Smart Reply, o Google fez seus computadores analisarem conversas feitas por email para aprender a respondê-las.

Na verdade, esse recurso do Inbox usa duas redes neurais. A primeira lê o email para entender o que está sendo dito; e a outra cria possíveis respostas para a mensagem. Essa tecnologia foi demonstrada antes na forma de um chatbot, que responde perguntas sobre filosofia e problemas de VPN.

No caso do Smart Reply, temos algo diferente: o app sugere três respostas – cada uma limitada entre três e seis palavras – e então permite escolher uma delas e editar se necessário.

Um protótipo do Smart Reply tinha dois problemas: ele oferecia respostas muito semelhantes – “que tal amanhã?” e “sugiro que seja amanhã”, por exemplo – e respondia “eu te amo” para quase tudo (por ser uma expressão muito comum). Greg Corrado, cientista do Google, explica em blog oficial que tudo isso foi resolvido.

E quanto à privacidade? Corrado diz que nenhum pesquisador pode ler emails dos usuários, o que dificulta um pouco as coisas: “isso é meio como tentar resolver um enigma com os olhos vendados – mas um desafio torna tudo mais interessante!”

O Smart Reply será distribuído esta semana no app Inbox para Android e iOS em inglês.

[Google via Wired]

Sair da versão mobile