Os números do Facebook estão cada vez mais gigantes: depois de atingir a marca de um bilhão de usuários ativos, ela também é a rede social mais usada em 127 de 137 países analisados semestralmente pelo Vincos Blog, do italiano Vicenzo Cosenza.

De junho de 2012 para cá, o aumento foi de apenas um país: eram 126 aqueles em que a rede social de Mark Zuckerberg era líder.



Mas o Facebook é apenas uma das cinco redes sociais que são líderes em cada país. Quais são as outras?

O V Kontakte ampliou seu domínio nos países da antiga URSS. O Odnoklassniki restou como líder apenas na Moldávia. O QZone é a rede social mais acessada na China, na Coreia do Sul e em países vizinhos. E, por fim, o Cloob é o mais utilizado no Irã. Vale lembrar que na China e no Irã o Facebook tem seu acesso dificultado pelo governo.

O que também chama a atenção é a diminuição no número de redes líderes em cada país. Em junho de 2009, quando o levantamento começou a ser feito, eram 20 as redes. A penúltima edição, de junho de 2012, mostrava sete; e esta, apenas cinco. O gif animado abaixo mostra bem a evolução: cada vez mais pessoas e países estão usando o Facebook – e onde isso não acontece, são poucas as redes alternativas que tomam o título de líder. [Vincos.it]

wmsn_animated_dec2012_590