O app chinês TikTok é a grande sensação das redes sociais com bilhões de downloads em todo o mundo, e o Facebook notoriamente não gosta de ficar para trás — basta lembrar que os Stories surgiram como resposta ao Snapchat e acabaram se tornando um dos principais recursos do app, enquanto o concorrente perdeu muito espaço. O contra-ataque vem com a liberação do recurso Reels para todos os usuários brasileiros. Ele traz uma série de novas ferramentas de edição de vídeo para dentro do Instagram.

Falamos pela primeira vez do Reels, que na época se chamava Cenas, em novembro de 2019, e a premissa continua a mesma: criar vídeos curtos de até 15 segundos com música de fundo e alguns efeitos de edição. O usuário pode definir onde ele quer exibir os seus Reels: como stories, no feed, via mensagem direta ou numa área com vários Reels, na aba Explorar do Instagram (neste caso, só rola se a pessoa tiver uma conta pública).

A área em que aparecem os Reels em destaque fica dentro da aba Explorar (aquele ícone de lupa na parte inferior do app). Segundo o Instagram, o termo Reels aparecerá, e aí é só tocar nele e assistir aos vídeos. Esta talvez seja a área mais parecida com o TikTok, pois você não tem controle sobre o que vai visualizar: são vídeos escolhidos pelo próprio Instagram.

Instagram Reels 2Após tocar em Reels na aba Explorar, Instagram mostrará vídeos de destaque

Ao tocar em um Reel, o usuário poderá encaminhar o conteúdo para alguma pessoa ou mesmo salvar o efeito utilizado naquele vídeo. Por ora, entre os Reels, tem coisas como receita de bolo, dancinhas, vídeos de blogueiras com dicas de beleza ou gente fazendo exercício.

Como fazer um Reel

Como o Reels está no próprio aplicativo do Instagram, você não precisa baixar outro app. No máximo, atualizar o Instagram para Android ou iOS para achar os Reels na plataforma.

Para fazer um Reel, você deve acessar o recurso de câmera do Instagram, arrastando da esquerda para a direita como se fosse criar um Story, e acessar o item Reel.

Interface Instagram Reels

Você vai se deparar com um app de câmera com algumas opções:

  • Áudio: é possível selecionar uma música a partir da biblioteca do Instagram para incluir no Reel.
  • Velocidade: permite acelerar ou diminuir a velocidade de um vídeo, facilitando na hora de fazer sincronização labial ou criar vídeos em câmera lenta.
  • Temporizador: auxilia na hora de gravar com as mãos livres e sincronizar com a música.
  • Efeitos: possibilita usar quaisquer efeitos salvos no seu Instagram.

Após gravar os vídeos, o usuário tem a opção de editar os trechos e, finalmente, postar na rede.