por Daniel Junqueira

Um dos grandes problemas da distribuição digital de jogos é que, bem, se você não gostar do jogo, o problema é todo seu. Não é possível, por exemplo, trocar esse título por outro que seja mais do seu interesse. Isso tudo vai mudar no Steam, que, a partir de agora, reembolsa qualquer jogador por qualquer que seja o motivo.

O Steam publicou uma página explicando as mudanças no seu sistema de reembolsos. A partir de agora, se você não gostou do jogo, se ele não rodou muito bem no seu PC, ou mesmo se você simplesmente se arrependeu da compra, pode fazer um pedido de reembolso do dinheirinho gasto nele em até duas semanas.

E não precisa dar nenhuma justificativa para isso: basta que você tenha jogado menos de duas horas e comprado em menos de 14 dias, e o Steam vai devolver a sua grana.

Isso não vale só pra jogos inteiros. Se você comprou um DLC e se arrependeu, também pode pedir o dinheiro de volta em um período de 14 dias (exceto em casos de DLCs que de alguma forma interfiram no jogo principal – como se você comprou algum que aumenta o nível do seu personagem).

E, se comprou um jogo em pré-venda e desistiu dele, também é possível pedir a grana de volta até o dia do seu lançamento – depois disso ainda é possível recuperar o que você investiu, com as mesmas regras válidas para outros jogos.

Como funciona para boleto e depósito?

Nesta página, o Steam lista quais são as formas de pagamento capazes de reembolso, e quais são as que rendem créditos na carteira Steam. Vale ressaltar que a forma como o dinheiro será recebido de volta depende de como você pagou pelo jogo.

Um dos métodos mais populares do Steam no Brasil é o uso de boleto bancário. Se você compra seus jogos assim, ainda pode se arrepender e pedir a grana de volta. Mas ela virá em créditos adicionados à sua carteira Steam, e não como um dinheiro que volta à sua conta como quando compra via PayPal, por exemplo.

A explicação do Steam é um pouco confusa, então fizemos um teste para saber como funciona em compras que não sejam com cartão de crédito internacional ou PayPal. Após comprar um jogo via PagSeguro, fiz um pedido de reembolso dele, e me ofereceram os créditos na carteira Steam:

Reembolso no Steam

Portanto, eu não consigo o dinheiro exatamente de volta, mas devo receber R$ 5,66 para gastar como quiser dentro do próprio Steam. Agora tenho um pouco de dinheiro para comprar alguma coisa na próxima grande promoção maluca de Gabe Newell e cia.

Não pense que será possível sair jogando duas horas de todos os jogos do mundo e ainda assim ter seu dinheiro de volta. O Steam vai analisar quem está abusando do sistema e se dá ao direito de recusar o pedido dessas pessoas.

Já quem comprou um jogo dias antes de uma grande promoção pode muito bem pedir o dinheiro de volta e comprá-lo novamente pelo menor preço – contanto, claro, que tenha jogado menos de 2 horas e que a compra tenha sido feita em menos de 14 dias.

Você pode ler mais sobre o novo sistema de reembolso do Steam no site oficial do serviço. [Steam via Kotaku]