_Eletrônicos

4 simples regras para manter o seu gadget por mais tempo

Se você acabou de gastar centenas de reais em um gadget novo em folha, você quer que o dinheiro valha o máximo possível, o que significa que é bom se certificar que o dispositivo desfrute de uma longa e saudável existência antes de ser aposentado daqui a muitos anos. Se seguir as quatro regras abaixo, […]

Se você acabou de gastar centenas de reais em um gadget novo em folha, você quer que o dinheiro valha o máximo possível, o que significa que é bom se certificar que o dispositivo desfrute de uma longa e saudável existência antes de ser aposentado daqui a muitos anos.

Se seguir as quatro regras abaixo, você deve ter uma melhor chance de ver o seu caro gadget durar por mais tempo.

1) Não deixe de atualizar

Image: Captura de tela

Tirando algumas exceções — mais sobre elas em breve – você deve absolutamente instalar atualizações assim que elas aparecerem, mesmo se você odeia mudanças em todas as outras áreas de sua vida. Atualizações de software para desktop e plataformas móveis, além de atualizações de aplicativos individuais, incluem uma série de correções de bugs, melhorias de estabilidade, e otimizações, assim como melhorar constantemente a segurança dos seus dispositivos.

Na verdade, hoje em dia é muito difícil evitar de atualizar seu laptop ou telefone ou até mesmo sua TV, mas não tente impedi-las por qualquer motivo. Para os dispositivos que possuem atualizações menos frequentes — como o seu roteador – verifique regularmente o site do fabricante para conferir se  todos os patches e as versões mais recentes estão disponíveis. As instruções para aplicar uma atualização devem ser fáceis de encontrar a partir da mesma fonte.

O único cenário em que você pode não querer atualizar seu equipamento é se você tem um telefone com mais de três anos, neste caso, o peso extra do software mais recente pode piorar, em vez de melhorar a sua experiência. Se o seu telefone está bem no limite de idade, faça uma pesquisa sobre a atualização, espere para ver se quaisquer erros ou problemas são relatados antes de ir em frente e instalar a versão mais recente.

2) Pegue leve com a carga

Imagem: Captura de tela

Se o seu gadget tem uma bateria interna esta provavelmente será um dos primeiros componentes a ir pro saco, ou pelo menos começar a funcionar de forma irregular, conforme o dispositivo fica mais velho. Mas, alterando alguns hábitos de carregamento, você pode conseguir que o seu hardware tenha uma vida útil de bateria um pouco mais longa antes de morrer – aquele período nos dispositivos mais antigos quando você precisa carregá-lo constantemente.

Uma rápida pesquisa na web pode se transformar em algumas dicas específicas para o seu dispositivo, mas algumas orientações aplicam-se em qualquer tipo de gadget. Evite a exposição a temperaturas particularmente frias ou quentes sempre que puder, e se você notar que o dispositivo está ficando quente, deixe-o parado resfriar – o superaquecimento pode rapidamente diminuir a vida útil de uma bateria.

A maioria dos fabricantes e especialistas recomendam cargas curta em vez de manter um dispositivo conectado constantemente (durante a noite, por exemplo) ou deixá-lo descarregar todo. Se você for guardar o dispositivo por um longo período sem usá-lo, deixe a bateria em cerca de 50 por cento antes de desligá-lo.

3) Economize espaço como puder

Image: Captura de tela

A escassez de espaço no disco rígido de um laptop ou no armazenamento interno de um telefone pode causar uma série de problemas como o software, pois ele precisará encontrar lugares para armazenar novos dados e terá de continuar mexendo na localização dos arquivos para manter o dispositivo rodando. Desde a aquisição do seu novo gadget, planeje-se para evitar que o espaço disponível no armazenamento interno se esgote.

Aplicativos em nuvem podem ser uma grande ajuda nestes casos – onedrive no Windows, iCloud no MacOS e iOS, Google Drive, Google Fotos, Dropbox e assim por diante. Todos esses serviços agora incluem opções para armazenar arquivos apenas na nuvem e só fazendo download de cópias locais quando necessário, embora para se manter seguro você deve armazenar cópias separadas de seus arquivos mais importantes em outro lugar (em um disco rígido externo, por exemplo).

Os grandes sistemas operacionais agora também contam com ferramentas de economia de espaço. No Windows, abra Configurações, em seguida escolha  Sistema, depois Armazenamento, ativar Sensor de Armazenamento; no MacOS, abra o menu Apple e escolha Sobre este Mac, em seguida, armazenamento, em seguida, Gerenciar; no Android, escolha armazenamento, então Liberar espaço em Configurações; e no iOS, escolher o seu Apple ID do Ajustes, em seguida, iCloud e Gerenciar Armazenamento.

4) O mantenha limpo e protegido

Image: Apple

Se você nunca considerou a limpeza física de seus dispositivos antes — além, é claro, de uma rápida passada com a manga da camisa na tela —  chegou a hora de começar: Manter a poeira e sujeira fora de seus dispositivos pode ser mais eficaz do que você pode imaginar para garantir que eles tenham uma vida longa e saudável.

Isto é particularmente real em dispositivos maiores, como laptops, com todas aquelas grades aberturas e portas. Muitas vezes, um pano que não solte fiapos, álcool isopropílico ou água destilada (não use água da torneira) e uma lata de ar comprimido são todas as ferramentas que você precisa para dar ao seu gadget um pouco de brilho. Você vai ver que o seu equipamento fica mais agradável de usar, assim como mais duradouro se você tirar algum tempo para fazer isso regularmente.

Finalmente, um case ou mochila cuidadosamente escolhidos podem significar a diferença entre a vida e a morte do dispositivo no caso de uma queda ou derramamento de líquido. Com tantas opções disponíveis para laptops, tablets e telefones e em tantas diferentes faixas de preço, você não tem desculpa para não dar ao seu novo gadget um pouco de proteção extra, pelo menos sempre que você levá-lo para fora de casa.

Sair da versão mobile