Reino Unido multa TikTok por uso ilegal de dados de crianças
O TikTok recebeu uma multa de uma associação para regulação digital no Reino Unido na última terça-feira (4), após falhas da privacidade da plataforma.
A agência britânica independente ICO notificou a direção do app após descobrir que crianças menores de 13 anos estavam criando contas na rede social, 0 que viola as regras da rede. Além disso, o órgão considerou que os dados das crianças envolvidas na investigação foram usados e tratados sem o consentimento dos pais ou responsáveis.
De acordo com a ICO, o TikTok não teria implementado mecanismos de verificação entre os usuários, a fim de anular as contas geradas por crianças que não poderiam ter livre acesso aos conteúdos da plataforma.
“Há leis no Reino Unido para garantir a segurança de nossas crianças no ambiente virtual e o aplicativo não as respeitou”, detalhou John Edwards, comissário britânico.
A multa no valor de em 12,7 milhões de libras esterlinas, R$ 82 milhões na conversão direta, ainda não foi comentada pela direção do aplicativo, que também não se manifestou publicamente sobre o caso.