Assim como em “Star Wars”, a franquia “Star Trek” movimenta um emergente mercado de produtos de memorabilia, incluindo não apenas bonecos, uniformes ou réplicas de espaçonaves, mas também produtos eletrônicos funcionais.

Em 2008, por exemplo, quando a Nokia ainda estava em seu auge no mercado mobile, a finlandesa possuía uma fábrica para desenvolver novos conceitos de celulares. Entre eles, estava o “Nokia Star Trek Communicator”, construído em cima do então Nokia N76, mas com um visual inspirado no gadget utilizado pelo Capitão Kirk para se comunicar com a Enterprise.

Por mais que o produto não tenha sido lançado comercialmente, a empresa chegou a construir 14 protótipos funcionais do aparelho, que fazia ligações e emitia sons da série, conforme apontou o site Trek Movie. Um deles, foi comprado no eBay, em 2010, por um trekkie (como são chamados os fãs), como pode ser visto no vídeo abaixo:

Vale lembrar que muito antes dos protótipos customizados da Nokia, outros aparelhos já tinham um visual que lembrava o comunicador criado para a ficção científica espacial, como o aparelho Star Tac, da Motorola. Sim, o nome “Star Tac” é uma clara referência à “Star Trek”, e também trazia o mesmo movimento de “abrir” que o comunicador utilizado por Kirk.

O Star Tac, da Motorola, foi o primeiro celular lançado a ter o “flip”. Ele vendeu mais de 60 milhões de unidades.

Star Trek: The Original Series Bluetooth Communicator

Hoje em dia, com “Star Trek”, a britânica Wand Company vem comercializando desde 2015 réplicas fiéis do comunicador da série clássica. O produto, inclusive, é vendido oficialmente na página oficial da franquia.

O item colecionável tem suporte à tecnologia bluetooth, além de microfone e alto-falante, o que significa que ele pode ser emparelhado com smartphones ou outros dispositivos para fazer chamadas ou escutar música. O gadget conta com tecnologia de carregamento sem fio e também emite efeitos sonoros do universo de “Star Trek”, conforme vídeo abaixo:

A nova versão do dispositivo foi lançada no ano passado, em comemoração aos 55 anos de “Star Trek”. No momento da conclusão deste texto, o comunicador bluetooth é vendido por £ 195,95 ou R$ 1.174, sem incluir impostos, frete ou outras taxas de importação. Além da Europa, o produto é enviado para todo o mundo, incluindo países da América do Sul.

Além do comunicador, a Wand Company também está desenvolvendo um tricorder –dispositivo portátil utilizado na série para fazer análises científicas e médicas. O novo produto inspirado em Star Trek também deverá ser funcional, custar em torno de 300 libras e tem previsão para ser lançado no segundo semestre deste ano.