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De olho em representatividade, Google lança 53 novos emojis para promover inclusão de gênero

Novos emojis do Google evitam evidenciar características consideradas femininas ou masculinas, optando por detalhes que promovem inclusão de gênero

Google (Gizmodo)

Crédito: Google/Gizmodo

Há quem ame e há quem odeie. Caso você goste ou não, o fato é que os emojis já se tornaram parte essencial da forma como muitos de nós nos comunicamos, e isso torna a questão de representatividade extremamente importante em relação à maneira como eles são desenhados. Pensando nisso, o Google acaba de lançar 53 novos emojis criados para serem mais inclusivos na questão de gênero.

Em uma reportagem exclusiva, a Fast Company  afirmou que os novos emojis não serão nem masculinos nem femininos, mas com gênero ambíguo. Os novos desenhos passaram por muitas revisões e alterações para evitar características que pudessem ser interpretadas como àquelas atribuídas a homens ou mulheres, optando, em vez disso, por cortes de cabelo e estilos mais fluídos.

Por exemplo, o emoji de um nadador agora veste o que parece ser um traje de mergulho em vez de uma sunga ou um maiô, e o que antes era uma sereia ou um tritão agora ganhou uma versão em que a parte humana da criatura mitológica está com os braços cruzados em vez de estar coberto por um par de conchas ou sem qualquer vestimenta.  Já o vampiro de gênero neutro é mostrado com um penteado estiloso e acessórios no pescoço. Outras novidades incluem zumbis, gênios(as) da lâmpada e atletas de diferentes modalidades esportivas.

De acordo com o visual dos emojis compartilhados com o Gizmodo, parece que a empresa ainda está ajustando alguns detalhes específicos dos personagens, incluindo mudanças em estilos de penteado ou roupas.

Jennifer Daniel, designer do Google e da Unicode Consortium, declarou à Fast Company que, em termos de design dos novos emojis, a empresa está aos poucos tentando abandonar detalhes que sejam expressamente femininos ou masculinos, o que certamente é uma resposta a questões de inclusão e uma lista em contínua expansão de milhares de opções de emojis.

“Gênero é uma questão complicada”, afirmou Daniel à revista. “Comunicar gênero com uma única imagem é uma tarefa impossível. É uma construção. É algo que existe de forma dinâmica em um espectro. Eu, pessoalmente, não acho que haja uma única solução visual, mas acredito que evitar essas questões é a abordagem errada. Nós não podemos evitar questões de raça, gênero e outros inúmeros aspectos de cultura e classe. É preciso encará-las de frente para entendê-las. É isso que estamos tentando fazer – encontrar os significados que fazem algo parecer feminino ou masculino, ou ambos”.

Um ponto importante que a Fast Company levantou é que ao enviar esses emojis para sistemas que não sejam Android, como para o iOS por exemplo, eles são convertidos para seus equivalentes masculinos ou femininos – por hora, pelo menos, até que outras empresas criem seus próprios emojis de gênero neutro.

Um porta-voz do Google afirmou que os emojis já estão disponíveis no Android Q Beta para qualquer um dos celulares listados aqui. Eles serão os primeiros a rodar o Android Q, cujo lançamento está previsto para o segundo semestre deste ano.

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