_Tecnologia

Responder chamada na escola fica high-tech com sistema de biometria

No meu tempo de escola, eu respondia chamada levantando a mão. Nesta escola pública de Praia Grande (SP), os alunos respondem chamada levantando a mão – e colocando o dedo indicador num sistema biométrico. Você entra na sala de aula e confirma presença com sua digital; se faltar, seus pais são avisados por SMS. O […]

No meu tempo de escola, eu respondia chamada levantando a mão. Nesta escola pública de Praia Grande (SP), os alunos respondem chamada levantando a mão – e colocando o dedo indicador num sistema biométrico. Você entra na sala de aula e confirma presença com sua digital; se faltar, seus pais são avisados por SMS. O que explica toda essa modernidade?

O chefe da Coordenadoria de Programas de Inclusão Digital de Praia Grande, Marcos Pastorello, explica que o sistema ajuda a economizar merenda escolar – afinal, com o sistema, a escola sabe quantos alunos estão lá e vão comer. Com menos desperdício, “por si só o projeto já paga todo esse investimento”, diz Pastorello.

Esse não é o único benefício: com o sistema, as aulas podem durar mais, já que não se perde tempo com a chamada; os alunos faltam menos (como esperado); e os pais ficam mais engajados, avisando rápido quando o filho precisa faltar, e levando as atividades para o filho fazer em casa.

O sistema está instalado para os alunos do 1º ao 5º ano da Escola Municipal Roberto Mário Santini, mas Pastorello avisa: em 2012, mais dez escolas municipais de Praia Grande terão o sistema, e todas as 30 escolas municipais da cidade terão biometria em 2013.

Eu confesso que era muito estudioso na época de escola, mas me pergunto: alguém sabe como faltar numa escola que controla faltas por biometria? [Info; vídeo por Band]

Sair da versão mobile