Dezembro? 2010? Quem liga? Janeiro já chegou, 2011 já está aí, e está todo mundo mais preocupado em como fazer ano novo ser incrível do que relembrar o mês passado, certo? Ah, mas você quer a restrospectiva de dezembro mesmo assim? Então vamo aê, porque a vontade do leitor do Giz, afinal, é uma ordem.



1. A cura da AIDS: Só por isso já valeria fazer esta retrospectiva – em Dezembro de 2010, um homem foi curado de AIDS. Tudo bem que o processo de cura foi extremamente caro, complexo e quase letal, mas já é um forte indicativo da direção na qual os cientistas devem concentrar os seus esforços.

2. Nova forma de vida: Um importante mês para a ciência, certamente, já que neste Dezembro também foi descoberta, pela NASA, uma nova forma de vida aqui mesmo no nosso planeta. Trata-se, como você deve lembrar, de uma bactéria com a peculiaridade de ser baseada em arsênio – enquanto todas as outras formas de vida são baseadas em carbono.

3. iPad no Brasil: O iPad já não era novidade para ninguém, mas quando finalmente chegou às lojas do Brasil, isso fez todo o barulho que seria esperado. Nós acompanhamos a euforia, publicamos um dos maiores reviews do país sobre o bichinho e, para fazer o serviço completo, ainda te ensinamos como ganhar um.

4. Nexus S e Android Gingerbread: Na reta final do ano, o Google a Samsung lançam o novo-melhor-Android, o Nexus S. Ele é bonito e vem com todas as novidades do Android, já que também trouxe consigo a nova versão 2.3 “Gingerbread” do sistema operacional. Já foi atrás do seu?

5. Chrome OS: Dobradinha do Google. Além do item anterior, teve também a chegada do Chrome OS, o esperadíssimo sistema operacional não-Android da empresa. Ele chegou mansamente, sem fazer tanto barulho, mas todos nós sabemos do potencial impacto que pode ter.

* * *

E isso conclui, já em 2011, a nossa Retrospectiva 2010. Valeu por ter acompanhado! E, se você chegou agora, clique aqui para relembrar o ano que passou desde janeiro.