O Google fez sua retrospectiva de 2020 e, como você poderia imaginar, a pandemia dominou os termos mais buscados. Coronavírus, auxílio emergencial e como fazer máscaras, por exemplo, estão nas listas.

O termo mais buscado do ano foi, como esperado, “coronavírus”. Logo em seguida, vem “auxílio emergencial” — o programa do governo brasileiro deu um socorro financeiro para mais de 66 milhões de pessoas cuja renda foi afetada pela crise sanitária.

Outras listas também mostram dúvidas das pessoas com relação à pandemia. Na categoria “O que é?”, o top 5 tem “O que é lockdown?”, “O que é quarentena?”, “O que é pandemia?” e “O que é coronavírus?” — o outro tópico é “O que é cadastro único?”, usado justamente no auxílio emergencial.

Os termos mais buscados na lista “Como fazer?” também têm relação com a crise de saúde: “Como fazer máscara de tecido?” e “Como fazer álcool gel?” encabeçam a lista — aliás, fazer álcool gel em casa não é recomendado.

Mesmo itens sem relação direta com a pandemia têm bastante a ver com o que as pessoas fizeram na fase mais restritiva das quarentenas. “Pão caseiro” lidera a lista de receitas — e eu lembro que ali por abril, o que não faltava no Instagram eram stories com fotos de pão.

O BBB 20 e seus participantes, como a cantora Manu Gavassi e o ator Babu Santana, também aparecem em várias categorias — o programa teve muita audiência em um período em que grande parte do público também estava confinada. Outro hit foi “Como fazer tie-dye?” — muita gente embarcou na onda de tingir as próprias roupas durante o tempo livre em casa.

Deixando a pandemia um pouco de lado, outros acontecimentos marcantes também se refletiram nas buscas: as mortes dos ídolos do esporte Diego Maradona e Kobe Bryant, a nuvem de gafanhotos na Argentina, a trágica explosão em Beirute, os protestos nos EUA contra a brutalidade policial após a morte de George Floyd e as eleições nos EUA e no Brasil.

Abaixo, você vê a lista dos termos mais buscados no geral. Dá para conferir tudo que foi tendência em 2020 na página do Google dedicada ao assunto e no post da empresa em seu blog.