Revestimento antirreflexo faz sinal de Wi-Fi atravessar paredes

Revestimento foi desenvolvido por cientistas das universidades de Viena, na Áustria, e Rennes, na França
wi-fi

Quem tem um roteador em casa provavelmente passa pela situação de ter alguns cômodos onde o sinal de Wi-Fi chega com baixa intensidade ou nem chega. Uma alternativa para resolver este problema são os repetidores, que como o nome sugere, recebem o sinal e o emitem para o ambiente.

Em alguns casos nem mesmo o repetidor funciona, já que as paredes e obstáculos acabam refletindo e, a depender do tipo de material, absorvendo as ondas que são transmitidas pelo ar. Mas parece que os problemas com Wi-Fi estão com os dias contados.

Pesquisadores da Universidade de Tecnologia de Viena, na Áustria, e Rennes, na França, desenvolveram uma maneira de permitir que o sinal Wi-Fi atravesse paredes com maior efetividade.

O método desenvolvido pelos cientistas é uma estrutura antirreflexo para uma parede convencional e construído com materiais comuns. O revestimento faz com que o sinal passe por ela sem ser interrompido ou perder intensidade.

O revestimento antirreflexo atua de maneira diferente dos materiais tradicionais e, ao invés de refletir ou absorver, ele faz com que o sinal ultrapasse as barreiras sem dificuldades, fato que já foi comprovado em testes que simulavam condições reais.

Os pesquisadores realizaram um teste que consistiu na emissão de microondas por um ambiente que simulava as condições e obstáculos de uma residência. No estudo a reflexão e a absorção das paredes foram completamente eliminadas, o que pode revolucionar definitivamente as redes de internet domésticas.

O sucesso dos testes deixou os cientistas animados e otimistas com o que a tecnologia pode proporcionar para o futuro das redes sem fio, fazendo-os acreditar, inclusive, que o método desenvolvido possa ter papel fundamental na próxima geração de tecnologia de internet, o 6G.

Confira mais notícias:

5G em números: 15 dados para entender a nova tecnologia de internet móvel

5G em São Paulo: por que não dá para se empolgar ainda

Qual a diferença entre o 5G DSS e o 5G “verdadeiro”?

Assine a newsletter do Giz Brasil

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas