Quando os AirPods foram anunciados em setembro, ficou claro que era uma tentativa de desviar a atenção sobre a falta do plug para fones de ouvido no iPhone 7. Por R$ 1.399, os AirPods são a versão da Apple para fones de ouvido verdadeiramente sem fio, um acessório que muitas companhias vêm tentando aperfeiçoar e têm obtido diferentes graus de sucesso.

• AirPods: os fones de ouvido sem fio da Apple de R$ 1.399
• Primeiras impressões do iPhone 7: não é apenas mais do mesmo

Ninguém discorda que o mundo sem fio é o futuro. A grande questão é qual companhia finalmente conseguirá fazer um fone que é confortável, acessível e que faça valer a pena deixar os headphones tradicionais de lado. Depois de dois meses de atraso, os AirPods finalmente estão sendo enviados. E embora eles sejam os melhores fones da categoria, existem uma série de inconveniências.

Conectando e usando

A minha parte favorita de usar os recém lançados AirPods é pareá-los com meu iPhone. Simplesmente abra a caixa magnética perto do seu celular e espere o pop-up de conexão aparecer. Depois de parear os fones a primeira vez, abrir a caixinha perto do iPhone irá conectá-lo instantaneamente e mostrar a quantidade de bateria restante no case e no próprio AirPod.

airpods-review-ios

A facilidade no pareamento – você não precisa abrir a tela de configuração do Bluetooth em nenhum momento – faz com que os AirPods pareçam ser o futuro. O fato de serem “verdadeiramente sem fios” também da a sensação de futuro, mas de um jeito ligeiramente diferente. Logo que você o coloca no ouvido, dá para escutar um pequeno efeito de som, que indica que estão funcionando. E se você estiver com os dois fones, tirar um deles faz a música pausar automaticamente.

Esse tipo de toque de design são clássicos da Apple e definitivamente colocam os AirPods na frente de outros fones de ouvido sem fio, como alguns da Sol Republic e Samsung. E a qualidade do som é extremamente boa. Altos e médios são nítidos, embora o baixo não seja muito forte.

A bateria dos fones é boa, também. A Apple promete cinco horas de autonomia, e foi exatamente o que eu consegui alcançar nos testes. Claro, é bem menos do que as 40 horas que você tem no novo Beats Solo 3 Wireless – mas é uma marca boa considerando o quão pequenos são esses fones. Para efeito de comparação, o Amps da Sol Republic oferece cerca de 4 horas de autonomia. A pequena case, que se parece com uma embalagem de fio dental, serve como um carregador e oferece outras 24 horas de bateria.

Eu também preciso destacar as qualidades dos AirPods quando precisei usá-los para falar no telefone. Eu desbravei a fria cidade de Nova York no final de semana, enquanto falava no telefone durante todo o caminho, apenas com os fones da Apple no meu ouvido. A pessoa com que eu conversei soava melhor do que o normal, mesmo com o vento e a neve da rua.

airpods-review-2Os AirPods basicamente se parecem com EarPods comuns, com os fios cortados.

Controlando a música

Ainda assim, os AirPods estão longe de serem perfeitos. A Apple destacou bastante o fato da Siri ser integrada aos fones. Dê dois toques na parte lateral de um deles e a Siri é ativada no seu celular. A partir daí, você pode fazer perguntas ou dar algumas ordens. Mas essa também é a única maneira de controlar a reprodução de música no iPhone – a menos que você realmente queira apartar “pause”, “próxima” ou “anterior” na tela do aparelho. Isso demora muito tempo, especialmente se você quer aumentar ou abaixar o volume. É possível alterar as configurações e substituir a ativação da Siri pelo controle de play/pause, mas ainda assim, você precisa pegar o seu celular para mudar o volume.

Veja como é estúpido o controle de volume dos AirPods: dê dois toques em um deles, espere a Siri responder. Diga “aumentar volume” ou “abaixar volume”, espere por um momento que parece durar uma eternidade até que a Siri responda, e então espere a sua música ou podcast voltar a ser reproduzido no volume ajustado. Se ainda não é o volume que você quer, comece o processo novamente. Além de demorar bastante, você parece uma pessoa boba falando sozinha em público. Ah, e é melhor você estar conectado à internet, senão a Siri não funciona. Um desperdício.

airpods-review-orelha

Eu não consigo entender porque a Apple simplesmente não desenvolve gestos para controles básicos de reprodução. Os lados dos fones são sensíveis ao toque para ativar a Siri, então a empresa poderia colocar alguns gestos adicionais para ajustar o volume.

Eu gosto dos AirPods, mas a falta de controles físicos de reprodução os tornam simples demais. Eles são, de fato, os melhores fones de ouvido sem fio que eu já usei, mas suas limitações mostram que a categoria ainda não está pronta. Ser forçada a usar a Siri – ou os controles de reprodução no próprio celular – só para ajustar volume é um grande problema. E mesmo que eu goste do pareamento instantâneo, não sei se substituiria o meu Beats Solo 3s, que se conecta facilmente, possui 40 horas de autonomia e permite que eu altere o volume de forma rápida. Se você se importa mais com o tamanho do que qualquer outra coisa, os AirPods foram feitos para você, mas o resto das pessoas deveriam esperar pela versão 2.0.

Destaques

airpods-review-caixaFio dental ou AirPods? A case é pequena e se parece com a embalagem de um fio dental, com uma porta Lightning na parte de baixo.

• Extremamente confortáveis, provavelmente os fones de ouvido sem fio mais confortáveis que já usei;

• Eles não caíram dos meus ouvidos, e me sentia bem segura ao usá-los numa esteira, mas não recomendaria para corridas ao ar livre;

• A falta de controles de volume faz muita falta;

• Carregar os AirPods é muito rápido, 15 minutos no case já dão mais 3 horas de autonomia;

• Se os EarPods normais não se encaixam bem no seu ouvido, faça o teste desse modelo numa loja porque o design é basicamente o mesmo;

• Os AirPods são bem pequenos e fáceis de perder. Seja cuidadoso!