_Apple

[Review] Apple Smart Battery Case: não acredito que não odiei esta capa para iPhone

Apesar da protuberância traseira, eu não detestei a Smart Battery Case que a Apple lançou para o iPhone.

Minha reação inicial ao case de bateria extremamente caro da Apple para o iPhone foi igual à de todo mundo: parece que ele tem um tumor. Mas o que descobri depois de um dia usando ela foi algo surpreendente.

O que é?

A Smart Battery Case para o iPhone 6S, que custa US$ 99 nos EUA, é o primeiro passo da Apple para o grande mundo das capinhas de celular que carregam a bateria dos dispositivos. Ela tem capacidade de 1,877 mAh – muito pequena, em comparação com power banks e até mesmo com outros modelos projetados para os aparelhos da Apple, como a Mophie Juice Pack Air, que custa a mesma coisa. Mas como é um produto da Apple, a Smart Battery Case tem recursos extras ao ser integrada ao iOS e também pode ser carregada com um cabo Lightning, em vez de um microUSB. A Apple diz que ela dará ao iPhone 6 ou 6s 25 impressionantes horas de conversação, até 20 horas de reprodução de vídeo, e até 18 horas de navegação na internet.

A Apple diz que o 6S sozinho tem até 14 horas de conversação, 11 horas de reprodução de vídeo e até 10 horas de navegação na internet. A Smart Battery Case melhora bastante isso, mas não chega a ser uma mudança astronômica. Basicamente, a capinha dará ao iPhone 6S a mesma duração de bateria (ou um pouco mais) do que um iPhone 6s Plus.

Por que importa?

A Apple está anos atrás das concorrentes nas capinhas com bateria para o iPhone, mas sua primeira investida é incrivelmente simples. As capinhas também acompanham uma embalagem oficial da Apple e uma inscrição “Designed by Apple in California” internamente. Para algumas pessoas, isso é importante.

Design

Essa capinha não causa uma boa primeira impressão. Diferentemente de outros modelos que não são da Apple, ela é uma peça única. O smartphone é encaixado e a borracha do topo envolve ele. A parte inferior inclui uma abertura para o microfone, e uma pequena câmara acústica para o alto-falante. Quando vista de frente, parece uma capinha de bateria qualquer.

E então você vira ela de costas e encontra aquele caroço. É como se o case tivesse uma pequena mochila escondida por trás da pele de silicone. Pouco perceptível em um primeiro momento, a presença dessa protuberância é óbvia quando você pega o aparelho com as mãos. O lado bom é que ela faz um smartphone conhecido por ser escorregadio ficar mais fácil de ser segurado.

Sentindo

Gosto de usar o iPhone pelado, então colocar uma capa ao redor do seu corpo de alumínio é algo que me é estranho. Capas com bateria são especialmente estranhas por serem grandes e desajeitadas. Além disso, para as vezes que preciso de carga extra – normalmente quando estou viajando – uso um power bank.

Então minha primeira reação com a Smart Battery Case foi de estranheza. Ela fez meu iPhone 6 esbelto ficar gordo e pesado. A protuberância fazia com que o dispositivo não deslizasse facilmente no meu bolso como o iPhone nu, e os botões não eram fáceis de clicar como antigamente.

Essas reclamações valem para todas as capinhas com bateria, no entanto. Assim que superei esses problemas, comecei a gostar do novo formato do meu iPhone. A protuberância da bateria fez o smartphone ficar incrivelmente confortável de se segurar. Ajuda o fato do case de silicone ser mais fácil de agarrar do que o corpo de alumínio, claro, mas meus dedos encontraram um espaço para descansar com naturalidade nos contornos da bateria. A Smart Battery Case adicionou um pouco de peso ao iPhone, claro. Mas ela é menos volumosa do que outras capinhas parecidas que testei.

Usando

Como acontece com praticamente todo bom dispositivo da Apple, a Smart Battery Case se destaca pela simplicidade. Não há um botão de ligar/desligar para iniciar a recarga. Seu iPhone simplesmente começará a sugar a energia da capinha e então vai mudar para a bateria do smartphone quando a capa estiver esvaziada. Você pode monitorar a bateria da capa pela Central de Notificações. Enquanto isso, o medidor de bateria no canto superior direito da tela vai continuar mostrando quanto o aparelho tem de bateria.

A capacidade extra de bateria é bastante útil, mas não o suficiente para fazer seu iPhone durar uma semana. Eu não acredito totalmente nas 25 horas de conversação que a Apple alega, principalmente considerando que eles chegaram a esse número em um cenário altamente controlado. Por exemplo, a Apple diz que você pode chegar a 20 horas de reprodução contínua de vídeo, mas isso vale para um vídeo que você já tenha baixado do iTunes. Fiz um teste e consegui cerca de oito horas em um vídeo no YouTube.

De qualquer forma, a Smart Battery Case pode ajudá-lo a sobreviver durante alguns dias sem precisar recarregar o iPhone. Ela não foi feita para reviver seu smartphone até 100% de carga, e não vai conseguir isso de jeito nenhum. Ela vai oferecer uma proteção e duração extra de bateria, se você estiver disposto a fazer alguns sacrifícios.

Sobre esses sacrifícios, o que provavelmente vai incomodar mais gente é a entrada de fone de ouvido. Como acontece com algumas outras capas, a da Apple só dá espaço para plugs bem finos – como o dos Ear Pods da Apple, mas diferente de vários outros que existem por aí.

A outra coisa que vale a pena mencionar é o corpo de silicone da capa. É boa de segurar e seu smartphone não deve cair da mão com facilidade, mas também é um imã de poeira que rapidamente vai coletar tudo o que tiver de sujeira no seu bolso ou bolsa, transformando seu iPhone em uma bola de pelo. Não é nada legal. O problema de poeira deve ser mais visível na Smart Battery Case branca, e é algo que também aparece na capinha normal da Apple. O material usado é exatamente o mesmo.

Sobre a protuberância

Você provavelmente está se perguntando qual é a dessa protuberância na traseira. Por que a Apple, defensora do design elegante, criou algo que parece tanto uma ideia terrível de um biohacker?

Uma das ideias que surgiram por aí foi que a Apple desenvolveu o case para driblar uma patente concedida à Mophie. Parece improvável considerando a grande quantidade de capinhas alternativas de bateria que existem por aí. Vale considerar, no entanto, que a Apple tomou uma decisão arriscada de design que ofereceu uma utilidade marginal como a nova pegada, e que alguns dos seus mais leais usuários vão aceitar numa boa. É o que os fanboys já fizeram no passado, independentemente de qualquer inconveniência que isso ofereça.

Quanto mais eu penso nela, menos eu me importo. Ela não é bonita, mas eu meio que gosto desse tipo de coisa. A Apple poderia ter feito essa protuberância ser mais discreta ao adicionar mais bateria na parte inferior e deixar a parte superior livre para ser dobrada para você encaixar o iPhone. Isso permitiria até que ela tivesse mais capacidade.

Mas acho que a capinha oferece amperagem o suficiente sem transformar o iPhone em um monstro horroroso. Honestamente, se você já usou alguma das capas enormes da Mophie, sabe que elas são bem estranhas.

Gostei

Vou falar de uma vez: gostei da protuberância. A Smart Battery Case faz o iPhone ficar mais fácil de ser segurado e difícil de ser derrubado. A duração extra da bateria é ótima, e a integração inteligente com o iOS é elegante. Também é ótima para quem quer usar apenas um cabo.

Não gostei

Não amo o corpo de silicone, mas sei que muita gente gosta. Dificulta um pouco na hora de colocar o iPhone no bolso, e acaba juntando muita sujeira.

Vale a pena?

Bem, ela não está à venda ainda no Brasil, mas, se você tiver a oportunidade de comprar uma fora daqui, e quiser muito mesmo mais duração de bateria sem se importar com as possíveis perdas em design, vale a pena testar.

O que faz uma pessoa gostar ou não de um smartphone é algo bastante pessoal. Isso também vale para seus acessórios. Particularmente, mesmo com todos os problemas, eu gostei dela.

Sair da versão mobile