por Bruno Izidro

Quando o controle Elite foi revelado, na E3 de 2015, era difícil não pensar nele como uma espécie de controle de Xbox One “gourmet”. Olhem só para ele. Com pinta de acessório de luxo, ele traz funcionalidades práticas e botões a mais para se jogar no Xbox One, mas o preço de US$ 150 (mais que o dobro do preço de um controle padrão) também já dizia para que público ele era voltado.

Controles desse tipo não são nenhuma novidade (quem aí não lembra do “controle turbo” do Super Nintendo?), mas o grande lance do Xbox Elite é que a proposta dele não é fazer trapaças em jogos e sim proporcionar formas personalizadas e diferente de jogar, com qualidade superior ao controle padrão do console. Fora que ele é um produto oficial feito pela Microsoft, o que dá mais credibilidade.

O controle foi lançado no fim do ano passado e aqui no Brasil, por enquanto, ele só está disponível junto com o bundle especial do Xbox One. Agora com ele finalmente em mãos e passados algumas semanas testando em diversos jogos, dá pra afirmar que o controle Xbox Elite é realmente um controle gourmet. Mas vejam bem, a gourmetização nem sempre precisa ser algo ruim e no caso do novo controle da Microsoft, significa também proporcionar uma experiência melhorada e customizável de jogar videogame.

Como todo produto gourmet, o controle Elite se vale de uma primeira impressão e aparência requintada para conquistar o jogador. Por isso o que chama a atenção logo de cara é a qualidade do acabamento em relação ao controle padrão do Xbox One, seja nos botões RT/RB e LT/LB com material mais resistente ou os apoios emborrachados para não escorregar nas mãos. O único problema é que essas melhorias pesam, literalmente, no controle.

controle-elite-kit

Por trás de toda essa beleza é que está o principal atrativo do acessório e o que o faz ser tão interessante: a customização e, com ela, a liberdade para o jogador reconfigurar o controle ao bel prazer, tornando a experiência de jogo melhor e única. É possível fazer tanto modificações físicas no controle – com os botões e alavancas facilmente removíveis – quanto o remapeamento deles via app.

Os novo botões que vêm junto com o controle Elite também foram pensados para se adaptar a diferentes tipos de jogos. Por exemplo, o direcional em forma circular facilita bastante jogos de luta, como Killer Instinct, não te deixarem com o calo no dedão de tanto fazer o comando de meia-lua. Os quatro inéditos botões de gatilho traseiros – uma das principais novidades do controle – é ideal para quem gosta de jogar com câmbio manual em games de corrida, como Forza 6, e a posição com que eles ficam no controle pode até parecer estranha, mas não faz com que seja preciso nenhum tipo de malabarismo com as mãos para usá-los.

controle-elite-gatilhos-traseiros

Outra customização do Elite é limitar o nível de pressão dos gatilhos LT e RT com dois botões verdes atrás do controle, o que faz a resposta em shooters como Halo ou Gear of War serem mais rápidas. Os únicos que parecem não ter um propósito mais claro logo de início são os dois pares de alavancas analógicas a mais, cada uma com alturas diferentes.

Mesmo o controle Elite parecendo já pré adaptado para alguns jogos, isso não significa que não é possível fazer configurações próprias, como remapear os novos gatilhos traseiros para serem o A, X, B, Y enquanto jogava Ori and The Blind. Por experiência própria, a forma diferente de segurar o controle depois disso impactou bastante nas partes mais tensas de plataforma do jogo.

controle-elite-teste

Essa também é a deixa para falar do app do controle, que pode ser baixado de graça no Xbox One ou na loja do Windows 10 (sim, o controle Elite também é compatível com PC e até cabo USB vem junto). O app já vem com algumas configurações pré definidas para Forza 6, Halo 5, Gears of War Ultimate Edition e Sunset Overdrive, mas o legal mesmo é criar configurações personalizadas e por meio do software é possível mexer mais detalhadamente nas funcionalidades do controle.

A luz do botão Xbox te incomoda à noite? É possível diminuir a intensidade dele; Não gosta da vibração nos gatilhos? É possível diminui-lo ou desligar completamente. Porém, as opções mais úteis mesmo são a de remapeamento dos botões (se por algum motivo você quiser com que todos os botões funcionem como o “A”, é possível) e a de escolher a sensibilidade e tempo de resposta de ambas as alavancas analógicas. São cinco configurações para escolher, que deixam a resposta delas mais lentas ou mais rápidas.

app_3

Isso pode ser muito útil para jogos que exijam mais precisão do controle, como foi o caso no game brasileiro Relic Hunters Zero e Trials Evolution, ambos testados no PC. Pelo app é possível criar quantas combinações de configuração quiser, uma para jogos de corrida, outro para luta, tiro e etc. Tudo fica salvo no programa, o único problema é que só dois deles podem ser salvos no controle por vez.

Agora, não é porque um tipo de configuração de controle que funcionou para mim pode funcionar para você, por isso a liberdade de modificar tudo de forma fácil é a grande vantagem e principal atrativo no controle Elite. Pode dar um trabalhinho e algumas tentativas e erros até achar a configuração certa para você, mas é algo que pode melhorar a experiência de jogo e isso realmente faz dele um controle superior.

Acabamento de qualidade, funcionalidades interessantes e liberdades de customização. Por tudo isso que apresenta, o controle Xbox Elite é sem dúvida um dos melhores controles já feitos, aquele tipo de acessório que todo jogador mais dedicado quer ter em casa. Isso culminou no sucesso inesperado do controle nos EUA, o que pegou até mesmo a Microsoft de surpresa, dado a primeira recepção não tão favorável por causa do preço salgado. Agora o controle Elite é o item mais desejado pelos donos de Xbox One, e com razão.

Pena que aqui no Brasil ainda não há previsão para a venda dele separadamente e mesmo quando chegar, o preço provavelmente fará jus ao nome “Elite” do controle e, principalmente, ao seu título de “gourmet”.

…………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..

O controle Xbox Elite foi cedido para teste pela Microsoft.