_iPhone

Review do iPhone 3GS

Qual é o sentido de comprar um novo iPhone se ele se parece igualzinho ao antigo? Porque quando você começar a usá-lo, a velocidade do iPhone 3GS o assombrará.

Qual é o sentido de comprar um novo iPhone se ele se parece igualzinho ao antigo? Porque quando você começar a usá-lo, a velocidade do iPhone 3GS o assombrará.

Existe um motivo para a Apple ter chamado o aparelho de 3G‘S’ de ‘Speed’ (Velocidade) e não 3GC de “Compass” (Bússola) ou 3GV de “video recording” (Gravação de Vídeo). A velocidade é o principal upgrade dele e provavelmente a única grande razão para você passar para um 3GS do seu antigo 3G. E se você é virgem no uso de iPhones, definitivamente não há nenhuma dúvida: o 3GS vale os 100 dólares extras.

Esta declaração pode ser estranha para a maioria de nós, já que geralmente procuramos os recursos, não as especificações, quando estamos avaliando telefones – e o iPhone 3GS simplesmente não nos surpreende em nada no departamento de recursos. Em vez disto, é como comprar uma TV maior ou um carro mais rápido: a sua máquina antiga funciona perfeitamente, mas depois de ter experimentado a nova por uma semana, você nunca mais vai querer voltar atrás, mesmo que isto lhe custe um pouco mais.

Como já dissemos, por fora o 3GS é exatamente como o 3G. Ele é ligeiramente mais pesado e possui texto brilhoso na parte traseira, mas se Steve Jobs o tivesse apresentado antes de ele ser anunciado, você nem conseguiria distinguir a diferença.

Ao segurar o 3GS ao lado do 3G, você notará que a tela é ligeiramente mais reflexiva por causa da camada oleofóbica resistente a marcas de dedos. Ela tem até um pequeno efeito arco-íris se você refletir um monitor por ela. Surpreendentemente, a camada de fato funciona ao impedir que fique boa parte das marcas de dedos e gordura na face, além de permitir que o telefone ainda seja utilizável mesmo quando há marcas de dedos na superfície.

A foto acima ilustra o fato. Os dois telefones podem ser semelhantes no tanto de gordura e dedos que ficam na tela, mas o iPhone 3GS ainda é utilizável e não tem o problema de “grudar” em certas áreas que estejam ligeiramente engorduradas. Ele também é mais fácil de limpar, bastando esfregá-lo na camiseta. O tratamento do vidro não eliminará todas as sujeiras das suas secreções corporais, mas é bastante útil para algo que você está tocando o tempo todo.

O display do 3GS é também ligeiramente mais quente que o do 3G, tendo uma tonalidade amarela/alaranjada quando vista lado a lado. Se você se lembra, a tela do 3G também era mais quente que a do 2G. Isso não distrai em nada e a tela mais morna é ligeiramente mais fácil para os seus olhos, mesmo que o brilho esteja no máximo.

Este vídeo mostra quão rápido é o iPhone 3GS. Safari, Email, Camera, tudo carrega notavelmente mais rápido do que no iPhone 3G (ambos rodando software 3.0). Até mesmo o boot do telefone leva mais ou menos a metade do tempo. Os aplicativos com longos tempos de carregamento, como Sims 3, Oregon Trail ou Metal Gear Touch, todos mostram quão mais rápido é o carregamento no novo aparelho. É sério, tudo é mais rápido. É exatamente a mesma experiência de trocar de um computador de dois ou três anos de idade para algo novinho em folha. Os seus aplicativos têm todos a mesma aparência, mas eles carregam e rodam mais tranquilamente. Mesmo que você esteja fazendo as mesmíssimas coisas nas duas maquias, a máquina nova é realmente melhor de se trabalhar.

O que este aumento da velocidade significa para futuros jogos e aplicativos para iPhone? com o iPhone 3GS rodando sobre uma CPU de 600MHz com 256MB de RAM (vindo de 400MHz e 128MB), há um teto de desempenho muito mais alto a se atingir. Os padrão de gráficos OpenGL ES 2.0 que agora é suportado traça a rota para um impressionante incremento visual. Hubert (um antigo desenvolvedor da Nvidia) do Ubergizmo diz que é mais ou menos como passar do Half Life 1 para o Half Life 2, o que é essencialmente subir uma geração de console. Os gamers devem prestar atenção a isso.

Como dissemos antes, o iPhone 3G ainda rodará a maior parte dos jogos do futuro próximo. Aquele mercado potencial de 40 milhões de unidades de aparelhos iPhone/iPod Touch é grande demais para simplesmente ignorar e lançar um aplicativo somente para telefones 3GS, então seu telefone antigo ainda acompanhará os lançamentos. Mas os desenvolvedores são como alcoólatras. Se você coloca mais recursos de sistema à disposição para eles, eles não conseguem se segurar e simplesmente consomem tudo, só porque precisam. Ah, e eles também bebem bastante.

A Apple odeia ter que enfatizar as especificações de produtos como o iPhone 3GS, mas nem mesmo eles conseguiram resistir e ficaram se gabando do incremento de velocidade. Aquele ‘S’ está lá por um motivo.

O 3GS também possui uma câmera de 3 megapixels, acrescentando foco automático e gravação de vídeo. Você tem até uma interface que permite que você toque em uma seção da tela que você queira focar e o telefone automaticamente ajustará o foco para aquele ponto no espaço.

Ao tocar na tela e ativar o tudo-automático – não apenas foco automático, mas exposição automática melhorada e equilíbrio de branco automático – você está obtendo a capacidade de controlar mais sobre a aparência das suas fotos. Isso fica bastante óbvio nas tomadas em macro nas quais o objetivo está a apenas alguns centímetros de distância (acima). Estas duas fotos foram tiradas da exata mesma distância com a exata mesma iluminação. Você também pode ver na galeria abaixo como o 3GS é ligeiramente melhor em condições de baixa luminosidade (algo com o qual o 3G não era nada bom), além de ter equilíbrio de branco automático bem melhor no geral.

Eu não diria que é um passo revolucionário e arrebatador para a câmera do iPhone, mas é definitivamente mais do que apenas enfiar uns megapixels e deixá-la só com isso.

A qualidade de vídeo, por outro lado, é bem boazinha para um celular. A Apple diz que são 30 quadros por segundo e, como mostra este vídeo de uma gravação em HD do Saturday Night Live, ele chega bem perto disto. Mesmo que não seja exatamente 30fps o tempo todo, o vídeo é suave pra caramba. A gravação ainda não é boa em baixa luminosidade já que é uma limitação física das câmeras em geral, mas pelo menos é fluida. O recurso de tocar para focar (e rearranjar a exposição) também existe para vídeo e você pode usá-lo para “mirar” a sua câmera em determinada parte da cena.

Você também vai querer usar o recurso de corte rápido antes de carregar seus vídeos diretamente no YouTube, eliminando o excesso do início e fim dos seus clipes. O ‘quick trim’ é como aparar um clipe no iMovie com as bordas amarelas arrastáveis. A Apple diz que o 3G não tem vídeo porque o antigo processador não é capaz de suportá-lo e, após gravar vídeos com 30fps no 3GS, até acreditamos que eles na verdade não queriam é ficar com vídeos com 15fps.

Os fanáticos por dados também ficarão felizes com as velocidades ampliadas de 7,2Mbps que o 3GS consegue obter. Nós usamos o aplicativo Speedtest da App Store, ao longo de múltiplos dias e múltiplas vezes (cedo pela manhã, à tarde e tarde da noite), registramos o 3GS com uma média de 1568Kbps, enquanto o 3G só chegava a 1165Kbps. Os tempos de upload foram relativamente iguais, com 226Kbps (3GS) e 209Kbps (3G), mas houve uma diferença notável na latência, com o 3GS encabeçando a 174ms em relação aos 231ms do 3G. Apesar da média do 3GS ter sido em torno de 50% maior que o 3G, de vez em quando, em tentativas individuais, a velocidade poderia ser qualquer coisa entre aproximadamente igual e o dobro.

O incremento da velocidade para downloads é interessante, considerando que, nos EUA por exemplo, a AT&T nem começou a de fato oferecer HSPA 7,2 em tudo quanto é parte. Como estamos testando isso antes da data de lançamento do 3GS, nós teremos que ver como a enorme quantidade de usuários de 3GS impactará nas velocidades em geral e veremos como foi o incremento de velocidade do 3GS quando a AT&T tiver infraestrutura para suportá-lo.

Se você estiver considerando os cenários práticos de agora, as velocidades ampliadas de conexao e as velocidades ampliadas de processamento ajudam a reduzir os tempos de espera tanto para e-mail e Safari quanto para qualquer outro aplicativo que você usa que baixa muitos dados frequentemente. Mesmo que você esteja usando Wi-fi, o fato de haver um processador mais rápido dentro do aparelho significa que você terminará suas tarefas mais rapidamente do que no 3G.

O aplicativo da bússola – junto com o magnetômetro – é excelente para indicá-lo na direção aproximada do norte. Também não importa de que maneira você está segurando o telefone – seja paralelo ou perpendicular ao chão – porque a seta e os números mais ou menos o darão a noção da direção para onde você está olhando.

Como bônus, se você clicar no botão “find me” do Google Maps uma segunda vez após ele ter localizado a sua posição GPS, ele reorientará o seu mapa para exibir a direção para onde você está olhando. Isto seria bastante útil quando eu estava a pé, perdido em São Francisco tentando pegar o último trem, sem saber onde ele ficava já que as placas de rua são tão pequenas e os quarteirões tão grandes. Se eu tivesse isso, eu teria andado uma quadra pro lado errado para então perceber que eu deveria estar indo pro lado contrário.

A bússola pode não parecer um recurso tão incrível assim, mas aplicativos como o Layar, um navegador de realidade aumentada, agora são capazes de rodar no 3GS com a ajuda do magnetômetro e do GPS.

O suporte ao Nike+ é algo que eu tenho aguardado há muito tempo – tanto que eu até comprei um iPod Touch 2G para usá-lo. Bem, aqui está ele, e ele funciona. O aplicativo é exatamente como no Touch 2G e permite que você tenha acesso a todos os recursos de corrida aos quais você está acostumado a usar em qualquer outro aparelho Nike+. O legal de usar o seu telefone enquanto corre é que você sempre está com o seu telefone com você, e se você tiver um headset Bluetooth, você ainda poderá ouvir música, correr e atender a uma ligação se precisar.

O controle de voz de fato funciona. Contanto que você saiba os comandos corretos, como “call” para ligar para alguém na sua lista de contatos e “dial” se você quiser discar um número. A precisão é bem alta e o aplicativo é capaz de reconhecer o que você está dizendo, contanto não haja tanto ruído de fundo. Ele também é bastante esperto. Se você disser “call Mike” e você tiver múltiplos Mikes na sua lista, o iPhone dirá os nomes de todos os Mikes e pedirá para que você seja mais específico.

O controle de música funciona, mas se confunde de vez em quando porque as bandas possuem nomes estranhos que nem sempre são em inglês ou sequer próximo – apenas compartilham as mesmas letras. O iPhone sempre confundia “Phoenix” com “INXS” ou “DMX”, por exemplo, mas conseguia compreender comandos como “pause music”, “who is this song by?”, “previous track”, “what song is playing?”, “shuffle” e “play more like this” corretamente. E se você está preocupado em como descobrir o que dizer para controlar o seu telefone, basta ativar a função Voice Control e olhar pra tela; em breve o comando que você deseja aparecerá por lá.

O que surpreende também no 3GS é que não esperávamos que a duração da bateria fosse melhorar, mas melhorou. Os números da Apple que avaliaram melhora em relação ao 3G em todas as categorias exceto ligação 3G foram mais ou menos o que revelamos nos nossos testes, o que significa que você conseguirá ficar o dia inteiro com uma única carga sem problemas. Além disso, como o telefone é mais veloz, você provavelmente passará menos tempo buscando direções ou entrando no site de um restaurante – o que também economiza bateria.

O iPhone não é um passo insignificante na família iPhone. O suporte ao Nike+, o magnetômetro (bússola), gravação de vídeo, comando por voz, câmera melhor, maior duração da bateria e transmissão de dados mais veloz são todos melhoramentos que ninguém poderia chamar de involução. Mas a mais importante diferença no dia a dia em relação ao 3G é sem dúvida a velocidade de processamento ampliada, o verdadeiro motivo para a Apple chamar este telefone de 3GS (com o ‘S’ significando “superveloz”) para designar que ele é basicamente o 3G, só que melhor.

O veredicto no nosso review do iPhone da primeira geração era que deveríamos esperar. O nosso review do iPhone 3G deu o aval para finalmente investir nele. O único problema com o iPhone 3GS é que, se você já possui o 3G, a experiência não é tão diferente assim.

Como eu disse no review do Palm Pre, eu estou meio cansado do look e da experiência do iPhone. se você estiver buscando algo novo, algo diferente e algo com o qual você não esteja exatamente familiarizado, há o Pre ou o MyTouch 3G. Mas, no geral, o iPhone 3GS é o melhor smartphone disponível no momento. Se você estiver buscando uma versão mais refinada e melhorada do que você já conhece, um telefone que roda todas as dezenas de milhares de aplicativos da App Store, então escolha o iPhone 3GS. [Apple]

É um bocado mais rápido que o 3G

Adições de hardware como câmera melhor, magnetômetro (bússola) e tela resistente a marcas de dedos são um belo toque

Mesmo tamanho e formato que o 3G, então todos os seus acessórios ainda funcionarão

Sair da versão mobile