_Review

[Review] NeverWet: o mágico spray que torna tudo à prova d’água surpreende, mas não vale a pena

No mês passado, a internet ficou babando após ver um vídeo promocional do novo e mágico repelente de líquidos da Rust-Oleum. E com razão! De acordo com o vídeo promocional, não importa o tipo de líquido, molho ou emulsão, tudo deslizaria imediatamente dos objetos tratados com o spray. Mas isso era o vídeo promocional. Claro […]

No mês passado, a internet ficou babando após ver um vídeo promocional do novo e mágico repelente de líquidos da Rust-Oleum. E com razão! De acordo com o vídeo promocional, não importa o tipo de líquido, molho ou emulsão, tudo deslizaria imediatamente dos objetos tratados com o spray. Mas isso era o vídeo promocional. Claro que ele não funciona tão bem assim na vida real, certo? Nós decidimos descobrir.

O que é?

Um novo revestimento da Rust-Oleum que promete ser um repelente de líquidos altamente hidrofóbico. Ele é feito à base de silicone, mas de acordo com a lata, o spray “contém uma substância química conhecida por causar câncer e defeitos de nascença”. Então você precisa ter coragem para usar.

Como funciona

O kit traz duas latas de aerossol, chamadas Passo 1 (base) e Passo 2 (cobertura).

A aplicação é relativamente simples. Aplique o primeiro spray sobre o que você quer deixar seco para sempre, e espere meia hora. Então borrife uma camada do segundo spray, espere 12 horas e pronto! Você terá em suas mãos algo que nunca mais deve ficar molhado. Ou pelo menos, é o que a empresa diz.

Usando

Já avisamos que a maioria dos itens onde testamos o NeverWet não estão necessariamente dentro do que a empresa recomenda usar, nem coisas que se poderia chamar de “práticas”. Mas isso não seria divertido, nem iria responsabilizar seus criadores por aumentar a expectativa pelo produto – eles borrifaram o spray em um celular no vídeo promocional, por exemplo.

Para os nossos propósitos, decidimos usar o spray em um rolo de papel higiênico, um pendrive USB, uma esponja e várias tortillas multigrãos.

Nós estávamos muito céticos, para dizer o mínimo. Você ficará feliz em saber que estávamos (inicialmente) errados: o NeverWet é incrível.

Após aplicar o spray, nós molhamos, mergulhamos e encharcamos o rolo de papel higiênico com água durante uns cinco minutos; só então ele começou a ficar visivelmente úmido. Sim, cinco minutos não é o ideal para algo que você quer manter livre d’água para sempre, mas é incrível ver o papel higiênico – que quase se desintegra na água – resistir como se fosse uma camada de vidro.

A esponja trouxe resultados igualmente impressionantes. Mesmo com o número enorme de reentrâncias onde não conseguimos aplicar o spray, demorou 45 segundos até que a água começasse a ser absorvida.

A embalagem da NeverWet explicitamente diz para nunca usá-lo em produtos eletrônicos. Mas no vídeo promocional, eles usam o NeverWet em produtos eletrônicos. Então nós fizemos o mesmo.

Estamos felizes de informar que o nosso pequeno pendrive saiu praticamente ileso da água (porém coberto por uma camada branca). Depois de revesti-lo no spray, e mergulhá-lo em um balde d’água por algum tempo, nós limpamos parte da cobertura branca e o plugamos no computador. Ele funcionou sem problemas. No entanto, o pendrive fica altamente desagradável de segurar, e não há praticamente nenhum motivo para você revestir algum gadget neste spray, pois ele quase certamente interfere nos circuitos mais delicados. Mas ei, ele até que funciona na maior parte.

Também fizemos o teste na tortilha. Obviamente você nunca deve comer o NeverWet. Idealmente, você nem deveria tocá-lo, ou respirá-lo, ou chegar perto dele. Dito isto, e indo contra todas as leis da física e da culinária conhecidas pelo homem, nossas tortilhas revestidas por NeverWet derrubavam o molho mais rápido do que você diria “Doritos envenenado”. Ótimo para o uso no dia a dia? Provavelmente não. Perfeito se você quiser impressionar/matar seus amigos? Claro.

A melhor parte

Ele funciona! Claro, sua barreira de proteção começa a ruir em menos de 10 minutos, mas dado que nós esperávamos cerca de zero minutos, isso é ótimo. É por isso que você deve sempre manter as suas expectativas tão baixas quanto possível.

Falha trágica

Parece extremamente improvável que o revestimento vá durar se sofrer desgaste contínuo. Quando lidamos com os itens secos, as partículas hidrofóbicas de cor branca se descamaram logo após a aplicação. Nós pensamos que isso acontecia ao aplicar o spray em excesso, mas isso continuou acontecendo.

No fim da sessão, o balde d’água estava coberto por uma fina camada de NeverWet que descascou. O mesmo vale para o molho. E até mesmo o pendrive, cuja parte plástica é um dos materiais mais adequados para o NeverWet, continuou a desprender pedaços brancos como os outros. Por isso, enquanto suas qualidades repelentes de água podem ser um ótimo truque para festas, não espere que ele dure.

Isso é estranho…

Aparentemente, há uma razão para o spray ser usado no vídeo promocional apenas com itens brancos. A embalagem afirma que o revestimento seca e vira uma “névoa branca leitosa”, mas parece que tudo foi pintado com tinta branca e secou ao sol.

E, como já mencionado, essa mistura leitosa se desprende com uma facilidade alarmante dos lugares onde você quer mantê-lo. No entanto, ele gruda muito fácil no corpo: se você sujar as mãos com a cobertura, ou qualquer outra parte do corpo (a curiosidade é algo natural), ela não sai fácil. Use luvas!

A sensação de ter o NeverWet em seus dedos é semelhante a uma fina luva de giz, pegajosa o bastante para ser desagradável. Foram cerca de oito lavadas de mão na pia até tudo sair.

Notas de teste

Devo comprá-lo?

Provavelmente não. O kit custa US$ 20 dólares mas tem apenas cerca de 1,4 m² de cobertura. Além disso, pesam especialmente a falta de eficácia a longo prazo, a gosma branca nas mãos, e o ingrediente do spray que dá câncer.

Se você quer usá-lo para fins práticos, não faz muito sentido investir nessa impermeabilização: o NeverWet vai quase certamente exigir retoques constantes. Mas se você quiser comprá-lo para usar em um monte de coisas à toa, vá em frente! Foi o que a gente fez.

Parece, no entanto, que as mentes por trás do NeverWet já estão trabalhando em uma versão transparente do spray, que pode torná-lo muito mais comercialmente viável. Eles ainda não dizem quando esse novo produto chegará às lojas (se chegar), mas isso até que valeria a pena. [NeverWet]

Especificações

Sair da versão mobile