_

[Review] Nike Fuelband: Um lembrete gentil para você deixar de ser preguiçoso

Uma garota em um bar vê a pulseira preta e futurística envolvendo meu pulso, aponta para o acessório e pergunta – bem, na verdade parece mais que está exigindo saber – o que é isso? Eu olho pra baixo, achando que posso ter derramado cerveja na manga e vejo a Nike Fuelband. Ah, isso. Para […]

Uma garota em um bar vê a pulseira preta e futurística envolvendo meu pulso, aponta para o acessório e pergunta – bem, na verdade parece mais que está exigindo saber – o que é isso? Eu olho pra baixo, achando que posso ter derramado cerveja na manga e vejo a Nike Fuelband. Ah, isso.

Para demonstrar, eu aperto o único botão na pulseira e as luzes em led acendem. Explosões de luzes verdes, amarelas e vermelhas iluminam a palavra GOAL. Legal. Eu atingi meu objetivo de atividade física do dia, e a Nike Fuelband está estourando fogos de artificio digitais para comemorar. Eu fiquei feliz. A garota, com as sobrancelhas arqueadas parece feliz também, mas ainda está confusa. Deixe-me explicar.

Por que isso importa?

A Fuelband é a investida da Nike no cemitério lotado de dispositivos de fitness. Lembra do espetacularmente horrível Jawbone Up? A Fuelband é tipo isso, mas felizmente não é espetacularmente horrível. É mais como um Fitbit, mas para o seu pulso – é uma pulseira que sempre mede sua atividade durante o seu dia. Isso significa que tudo que você fizer – correr, passar roupas, lavar pratos, sexo – é medido e somado para dar uma ideia de quão ativo você é no dia a dia. Com a Fuelband, você pode quantificar as consequências do seu estilo de vida.

Usando

A melhor coisa sobre a Fuelband é que você a usa sem precisar ficar pensando nela. Você coloca um objetivo diário, usa e esquece. Fácil assim! O acelerômetro na Fuelband registra o seu movimento. Para verificar suas estatísticas, aperte o botão na Fuelband, e então luzes LED que estavam escondidas (tem 120 delas) irão mostrar quantas calorias você queimou, quantos passos você deu, que horas são e quanto Nikefuel você ganhou.

Mas, anh, o que diabos é Nikefuel? A Nike diz que ela correlacionou os movimentos do acelerômetro da Fuelband com atividades físicas específicas, e então criou uma maneira de traduzir tudo isso em um número Nikefuel. É uma maneira de trazer todo mundo para a mesma unidade de medida por atividade – se você e um atleta olímpico corressem lado a lado e fizessem as mesmas atividades, ambos teriam o mesmo número Nikefuel. É para deixar as coisas mais nivelados, por assim dizer.

O que eu gostei sobre o Nikefuel é que ele evita fazer com que você pense na relação entre calorias consumidas e queimadas. Ele muda o foco para quanto Nikefuel você ganhou. É apenas uma leve mudança de perspectiva, mas ele te dá uma linha de chegada para alcançar. Positivo acima de negativo. Seja ativo, e coisas boas – como perder peso – virão.

A Fuelband sincroniza com o app de iPhone (via Bluetooth) e o website Nike+ (via USB embutido). Lá você pode logar para ver gráficos bonitos do seu histórico de atividade por dia, semana, mês e ano. Tudo sobre a Fuelband é ridiculamente fácil de usar. E a bateria dura bastante. Com uma carga eu consegui usar por mais de uma semana (eles dizem que dura 4 dias).

Gostamos

Isso parece ser o futuro. Não no sentido ficção científica dos óculos do Google, mas em um sentido mais utilitário e realista. Um design preto fosco com uma única linha prateada parece simples, mas ainda assim interessante o suficiente para que as pessoas, como aquela garota no bar, fiquem curiosas para saber o que ela faz.

E o que ela faz é ótimo. Mas uma pulseira de fitness só é útil se você usá-la. A Fuelband atinge um peso e equilíbrio estrutural perfeito – tem quase o mesmo tamanho de uma Livestrong, mas é muito mais resistente – e você pode usá-la em qualquer situação atlética sem que ela pese e atrapalhe. Os números que a Fuelband dá são bem precisos também. Eu literalmente contei os passos no caminho que fiz até o trabalho e a Fuelband e ela acompanhou direitinho. A pulseira vai obviamente acompanhar tendenciosamente de acordo com os movimentos dos braços, mas é ela precisa o suficiente para atividades do dia a dia e se você não ficar tentando roubar, terpa medidas bem precisas do seu dia.

Mas a melhor coisa sobre a Fuelband é como ela faz com que você se mantenha atento a tudo que está fazendo. Sentiu vontade de pegar um taxi para casa depois do jantar? Espera aí, você deveria caminhar. Quer pedir para entregarem o seu almoço? Talvez pedir um prato para viagem direto no restaurante. É um lembrete constante para ter um estilo de vida mais ativo. É como ter um anjinho do fitness no seu pulso, você será gentilmente lembrado de fazer um esforço extra. Para o pessoal casual que ama pegar atalhos e ficar na preguiça, essa sutil diferença na atividade faz toda a diferença. Você quer atingir seus objetivos. Você não quer desapontar a Fuelband. Ela percebe a sua preguiça, e esfrega na sua cara em forma de evidências numéricas.

Não gostamos

Não é perfeita. A Fuelband não é para um desempenho super alto, porque alguns exercícios simplesmente não se traduzem com um acelerômetro que fica no pulso. Exercícios como yoga ou levantamento de peso não são muito bem calculados. Usar uma bicicleta ergométrica não irá gerar uma leitura precisa quando comparada com o exercício em uma bicicleta de verdade. Nadadores e surfistas não podem nem mesmo usá-la – a Fuelband é apenas resistente à água, não é à prova d’água. Também não tem GPS, então as pessoas querendo registrar os locais de corrida terão que procurar outra coisa. E por fim, o app, apesar de bonito, definitivamente pode ser melhorado – ele parece muito limitado e restritivo.

Devo comprar?

Sim. Se você estiver interessado em ficar mais saudável no futuro, se estiver procurando por um leve estímulo, ou se você só quiser ser uma pessoa mais ativa, você deve comprar uma Fuelband. Ela irá te ajudar a deixar de ser preguiçoso. Para quem já é viciado em atividade física, entretanto, a Fuelband pode ter limitações que interferem na sua precisão e em acompanhar todos os exercícios.

Nike Fuelband
Preço: US$150
Sensores: acelerômetro de 3 eixos, sensor de luz ambiente
Tela: 100 LEDs brancos, 20 LEDs coloridos
Tamanho: 14,7 cm (P), 17,2 cm (M), 19,7 cm (G)
Peso: 26,9g (P), 30g  (M), 32g (G)

Sair da versão mobile