Uma placa de rede especializada e cheia de luzes, feita para matar o lag que inferniza gamers. Essa é a Killer Xeno Pro que, por US$ 130, praticamente grita "Fazemos tudo e não é só isso!!!!!". Mas não é pra tanto.

Se o seu provedor de internet é uma merda, um xing-ling qualquer recebendo os dados não vai te ajudar. Mas normalmente sua placa ou roteador genéricos não conserta toda a internet, nem diz que faz. A Xeno Pro, por outro lado, diz que o tráfego de rede que passa por ela pula o stack de rede do Windows, o que fazendo uma conexão mais direta com o seu jogo, o que resultaria em menos carregamento da CPU, menos lag e teoricamente um framerate mais alto.

Diferente das outras killer cards mais velhas, essa também tem um processador de voz embutido pra desafogar o chat. Você pode customizar a prioridade da banda e da rede, programa por programa dando prioridade para games, então na teoria você pode deixar os torrents rodando enquanto joga normalmente.

Funcionou? Sim e não. Eu realmente não percebi nenhuma diferença nos framerates ou na latência jogando Team Fortress 2. Eu deixo o gráfico de rede rodando por padrão, e sempre jogo no mesmo servidor, então eu tenho uma boa dose de certeza sobre o que acontece normalmente com meu framerate e latência. Jogando 10 minutos com minha conexão padrão e depois trocando imediatamente para a Killer Xeno por 10 minutos, e repetindo isso três vezes, ficou a mesma coisa o tempo todo – se melhorou minha conexão ou framerate, não senti. 

Ela faz um trabalho legal como cliente de QoS local. Eu rodei um monte de torrents e joguei perfeitamente bem, como se não estivesse baixando um monte de porcaria. Até aí, se você tem um roteador decente, dá pra você fazer a mesma coisa se souber o que está fazendo. E sério, QoS por roteador é o único jeito de lidar com aquele seu colega de quarto com uns hábitos loucos com torrent – a Killer Xeno Pro não pode fazer nada com o que o pessoal está fazendo na sua rede, então até sua aplicação é meio limitada.

Vale U$130? Se o seu computador for um lixo, economizar aquele processamento a mais de rede do Windows e do seu cliente de chat pode fazer diferença. E se você não sabe configurar QoS, o software dela é muito fácil de usar. Mas se seu computador é uma merda, porque gastar U$130 em uma placa de rede?