_Samsung

[Review] Samsung Galaxy Note: um smartphone grande

Você já deve ter visto algum dos inúmeros comerciais do Galaxy Note na TV ou no Youtube. Em todos, a Samsung deixa a pergunta no ar: “É um tablet? É um smartphone?” A ideia dos coreanos, ao menos no marketing, foi criar um híbrido de celular, tablet e bloco de notas digital que parece abrir […]

Você já deve ter visto algum dos inúmeros comerciais do Galaxy Note na TV ou no Youtube. Em todos, a Samsung deixa a pergunta no ar: “É um tablet? É um smartphone?” A ideia dos coreanos, ao menos no marketing, foi criar um híbrido de celular, tablet e bloco de notas digital que parece abrir uma nova categoria no mundo dos gadgets. Será mesmo que é o melhor dos dois mundos? O Galaxy Note é um celular, um tablet ou ambos? O tamanho incomoda? A tela é mesmo incrível? E a canetinha, realmente tem utilidade? A resposta curta que resumiria tudo é: depois de usar o Galaxy Note por algum tempo, cheguei à conclusão de que ele vai muito pouco além de um smartphone grande — mas é um smartphone grande bastante capaz. A resposta longa:

O tamanho

É importante tirar isso da frente. A primeira coisa que alguém quer saber de um celular com tela de 5,3 polegadas é: ele cabe no meu bolso? Pra mim a resposta é sim na maior parte das vezes, mas ela obviamente depende de você e seu bolso. O Galaxy Note é bem fino, com 9,65 mm de espessura (mais fino que o Galaxy S, por exemplo), então entrou confortavelmente mesmo em bolsos de calça mais apertados que eu testei. Só que ele é comprido, com quase 15 cm de altura – como sabemos, este é o tamanho médio de uma banana de 15 cm – então pode ficar parcialmente pra fora do bolso. Não foi o meu caso, mas se suas roupas tiverem bolsos mais rasos, ou você não poderá levá-lo na calça, ou seu aparelho de 5,3″ vai ficar aparecendo – algo inconveniente ao sentar, ou por motivos de segurança. E talvez você precise atentar para a largura do bolso: afinal, o Note é quase 2 cm mais largo que o Galaxy S II.

Mas, uma vez no bolso da frente, não precisa ter medo de sentar com o Note: a construção sólida e tela de Gorilla Glass impedem que ele se curve no bolso, apesar do tamanho. Ele pesa 178g, mas o peso é bem-distribuído, então você não vai ficar cansado depois de um dia andando com ele.

E se eu não quiser levar o Note na bermuda ou calça? A campanha de marketing da Samsung lembra que você pode usar o aparelho no bolso do paletó ou… na bolsa. (Sim, o Note está sendo vendido para mulheres – ele tem até uma versão rosa!) Nesses dois casos, não há problema de espaço para o Note – nem pra outro smartphone, aliás. O problema pode ser ao usá-lo.

Eu quase sempre usei o Note com duas mãos: a esquerda apoiando o aparelho, e a direita manuseando-o. Assim, a experiência é bem agradável. Mas nem sempre você está com as duas mãos disponíveis. Aí usar o aparelho é bem difícil: mesmo que você não segure na lateral para apoiá-lo na mão, deixando quatro dedos embaixo dele, o polegar ainda não alcança boa parte da tela – e usá-lo assim requer muito equilíbrio. Ou seja, se você estiver com uma das mãos ocupadas, trate de desocupá-la… ou deixe para usar o Note depois. Está com uma sacola de compras em um lado e quer digitar uma busca no Google Maps? Melhor parar tudo e largar o negócio no chão.

E claro, fazer ou atender ligações nele é um pouco ridículo e chamativo: você está colocando uma placa enorme no seu rosto, não poderia ser diferente. A cor cinza e preta do aparelho ajuda a reduzir um pouco a estranheza, no entanto, e imagino que alguns geeks nem vão se importar com isso.

Mas enquanto você usa o Note, a resolução da tela faz você esquecer o tamanho.

A tela

Quando eu abri a caixa do Note, eu estranhei o aparelho. Ele é muito grande! Parece que fabricaram uma versão super-size do Galaxy S II por engano. O botão físico na parte de baixo, que parece “amassado” porque a tela cresceu mais que o aparelho, aumenta a estranheza. E a reação de quem viu o Note era semelhante à minha: “o que é isso?!”

Mas você esquece isso quando liga a tela. Sim, a tela Super Amoled de 5,3″ com resolução 1280×800 – como você é linda. De repente, o Note não parece tão grande assim. (A foto acima não faz justiça à qualidade da tela, aliás.) As cores são vivas, brilhantes, e mais fortes que em outras telas. Com a alta resolução, não se nota qualquer pixel a olho nu – mesmo que a tela seja Pentile. Ela é bastante ágil na resposta ao toque, praticamente sempre entendendo bem meus comandos. A tela permanece legível mesmo sob luz forte e não vira um espelho quando você sai de casa, mas as marcas de dedos ficam mais aparentes – limpe a tela antes de usá-la no sol.

E você sente uma imersão que uma tela menor não poderia oferecer. A combinação de um display grande e com resolução HD que você segura perto do rosto impressiona de primeira. Não basta ter uma tela enorme para isso acontecer: a resolução precisa acompanhar, e o Note tem os dois. Quando eu voltava a usar outros celulares, a tela parecia pequena demais. A imersão se mantém principalmente ao navegar pelo Android e ao jogar, mas acaba se perdendo em outras atividades – como navegar na web e ler livros. Falaremos mais sobre isto a seguir.

E como ficam os apps numa tela de 5,3″? Como o Android tem independência de resolução, em geral eles se adaptam muito bem: quase todo jogo e app simplesmente “cresceu” na tela, ficando maior sem ficar pixelado. Sim, acontece de alguns apps ficarem com elementos pequenos, mas são exceções: por exemplo, o botão “Play” do Angry Birds fica pequeno lá no meio da tela, e os campos para logar no Netflix foram um desafio para se acertar com o dedo – nada que impeça você de usar um app, no entanto. (Há alguns problemas de compatibilidade, no entanto, que mencionaremos mais tarde.)

O aparelho

Segurando o Galaxy Note de frente, você vê a enorme tela, o botão físico na parte inferior central – comum à linha Galaxy – e o sensor de proximidade e câmera frontal na parte de cima. Ao segurar o Note, você pega na borda lisa mas que não deixa o aparelho escorregar da mão. Ela deixa a borda do vidro exposta, mas com um aparelho deste tamanho, acho que você terá dificuldade em derrubá-lo. Na lateral esquerda temos o botão de volume; na lateral direita, o botão Liga/Desliga/Trava; na parte de cima, a entrada para fone de ouvido; e na parte de baixo, a entrada microUSB. (Nada de botão de câmera.)

A tampa traseira de plástico tem uma textura bastante agradável ao toque, mas a tampa é terrível de tirar e colocar de novo: ela é mole e parece frágil, e você precisa puxar (e depois encaixar) dezesseis pinos para ter acesso à bateria, cartão microSD e chip SIM. Também na parte de trás está a câmera de 8MP com flash, o alto-falante e a canetinha.

Ele é rápido: com processador dual-core de 1.4 GHz e chip gráfico Mali 400, ele tem benchmarks além da concorrência, e no geral dá pra ver isso no uso: jogos pesados como Shadowgun rodam sem problemas, páginas da web carregam rápido, navegar entre as telas iniciais não tem lag. Mas o Note ainda assim sofre alguns engasgos, por exemplo, ao rolar listas, algo que continua sendo o calcanhar de Aquiles do Android. Isso com certeza não acontece sempre, mas de repente, no meio da sua experiência rápida, surge um engasgo em algo simples – como visualizar as telas iniciais em miniatura – que são difíceis de entender num aparelho potente como este.

O Note tem duas câmeras, e a câmera traseira é muito boa. São 8 megapixels com flash LED, foco com toque, reconhecimento facial e todos os truques das câmeras da Samsung em smartphones. É basicamente a mesma câmera do Galaxy S II, sobre a qual falamos aqui. Ou seja, ela funciona bem em ambientes iluminados, reproduzindo direito as cores mesmo em um dia nublado e sem gerar imagens borradas. Ele também faz um trabalho bem digno em pouca luz, como você pode ver abaixo – aparece um ruído inevitável nas imagens, mas o resultado é bom para um celular. As imagens em pouca luz foram tiradas sem flash. Na verdade, eu tive problemas com o flash: mesmo em pouca luz, o flash acabava exagerando o nível de branco na imagem. É ótimo que o sensor funcione bem em pouca luz, mas bizarro que o flash atrapalhe mais do que ajuda.

O Galaxy Note filma em Full-HD@30fps com estabilização de imagem, o que faz bastante diferença: os vídeos não têm aquele aspecto tremido, comum a câmeras de smartphone. Objetos em movimento são filmados quase sem motion blur, o que também impressiona. Mas o Note às vezes tem dificuldade em focar nos objetos enquanto está filmando – alguns elementos ficam borrados, por exemplo. O equilíbrio automático do branco também em ambientes muito iluminados também não é ideal, mas funciona.

E algo que faz falta: um botão físico para ativar a câmera, coisa a que estamos acostumados nos Androids. Para tirar fotos, segurar um aparelho de 5,3″ e ainda ter que acertar um botão virtual na tela não é tão prático.

O software

O Android no Galaxy Note é personalizado pela Samsung com o já conhecido TouchWiz, e apesar da tendência de geeks odiarem personalizações – elas atrasam updates! elas deixam o aparelho mais lento! – até que eu gosto dela. O TouchWiz ainda faz sentido no Gingerbread, 2.3 (bem menos no Ice Cream Sandwich!), dando um visual um pouco mais consistente e melhorado se comparado ao Android padrão: o esquema de cores azul-escuro que foge do preto e cinza do Gingerbread; as cores fortes dos ícones, widgets e papéis de parede na experiência padrão; a fonte Helvetica Neue, bem melhor que a fonte padrão do Android – todos são pequenos detalhes que tornam toda a experiência um pouco melhor. E a Samsung consegue incrementar algumas experiências: por exemplo, se você quiser ligar para um contato, você desliza o contato para a direita; para mandar SMS, desliza para a esquerda. Com o hardware potente do Note, o TouchWiz em geral não o deixa mais lento.

Claro, nem sempre o TouchWiz acerta. No Android sabor Samsung, para selecionar todo um texto, você toca na palavra e surge em uma “bolha” a opção “Selecionar”. Você toca em “Selecionar”. Aí surgem as opções “Selecionar Palavra” e “Selecionar Tudo”. Aí você escolhe selecionar tudo. E o menu às vezes surge mesmo quando você não quer selecionar nada, só posicionar o cursor para digitar, o que é bem irritante. No Gingerbread padrão, basta pressionar no texto e tocar em “Selecionar Tudo” – não surge nenhum menu indesejado por acidente, e é mais rápido (apesar de um pouco menos intuitivo). O TouchWiz erra em certos detalhes pequenos, e alguns deles (exceto este) podem ser amenizados personalizando o Android – com outro launcher, por exemplo.

Outro problema: certos jogos no Android Market Google Play são incompatíveis com o Note por algum motivo. Se você tentar procurar por jogos como Plants vs. Zombies, Assassin’s Creed, Asphalt 6, Need for Speed: Hot Pursuit, Adventures of Tintin, entre outros, não vai achar no Play. Na versão web, receberá a mensagem “Este item não é compatível com seu dispositivo”. Isso não é “culpa” do aparelho, mas é inconveniente, e não permite explorar todo o potencial do Note. Mesmo depois de vender dois milhões de unidades, o Note permanece listado como aparelho incompatível.

A Samsung complementa o Android padrão com diversos apps, como: app de música (melhor que o padrão), rádio FM (sim!), gravador de voz, editor de foto e vídeo, Polaris Office (para ler arquivos do MS Office), Transferências (reúne seus downloads), gerenciador de tarefas (melhorado em relação ao padrão). O Gingerbread padrão ainda vinha sem certos apps essenciais, mas com o TouchWiz dá para começar a usar o Note sem (muitas) visitas ao Google Play. A Samsung também colocou seus serviços Allshare, para compartilhar conteúdo via DLNA; e o Kies Air, que permite acesso ao conteúdo do celular no seu computador via Wi-Fi. Esses recursos podem ser reproduzidos com apps do Google Play, mas já vêm com o aparelho. O Note também vem com Samsung Apps, mas ele dava erro ao entrar no aparelho, e sinceramente, é inútil: o Google Play é simplesmente melhor.

O Note também vem com os hubs da Samsung: o Social Hub (reúne suas redes sociais, acho desnecessário), o Music Hub (comprar músicas da 7digital, mas não funciona no Brasil), e o Readers Hub. Este é o mais interessante: com o Press Display, você recebe de graça oito edições de jornal – você escolhe entre Folha, Valor, Zero Hora etc.; no Zinio, você recebe edições de revistas (em inglês) de graça, como a ESPN Magazine; e no Kobo, você pode comprar e-books (meh).

O Note não é um tablet

Eu gostei bastante do Galaxy Note como smartphone. Ele é enorme mas o Android funciona bem, os apps funcionam bem em geral, tudo é geralmente rápido, e a imersão criada pela tela com resolução além do HD o tornam bem competente como smartphone. Mas e como tablet?

A gente não precisa entrar em uma discussão “filosófica” sobre o que é um tablet para saber se o Note funciona bem como tal. Aqui, não se trata do que um tablet é, e sim do que eu posso fazer com ele. E o que eu espero de um tablet? Eu quero que ele seja confortável para ler livros e quadrinhos, para navegar em sites desktop e para ver vídeos. E mais: quero a imersão que a tela maior do tablet proporciona – o grande ponto que alguns, que ainda chamam o iPad de iPod Touch gigante, ainda não conseguem entender. E espero uma boa duração de bateria: afinal, os tablets no mercado duram pelo menos um dia inteiro.

O Galaxy Note não consegue atender a essas expectativas.

Ele é confortável de se ler livros? Bem, ele é tão confortável quanto ler em quase qualquer smartphone. A tela ainda fica aquém de um tamanho ideal para ser usada para ler e-books. Na tela, cabe pouco texto para uma leitura confortável se comparado a tablets de verdade ou mesmo a e-readers como o Kindle, com tela de 6″. Veja a imagem ao lado: ler no Note é basicamente ler em qualquer smartphone Android, só que a tela é maior. Não é a experiência que espero de um tablet.

Ler revistas ou quadrinhos também não fornece a experiência de tablet: o conteúdo não cabe direito na tela, você precisa necessariamente dar zoom e deslizar para lá e para cá. Não é confortável nem natural, como em um tablet. De novo, é como ler em um smartphone – a tela grande não resolve essa limitação.

E navegar em sites feitos para desktop? Em tablets Android, geralmente o usuário não navega em versões dos sites adaptadas para tablet, e sim em versões desktop. Eu quero ter a mesma experiência: navegar com certo conforto aproveitando o maior espaço em tela – e sem depender de uma versão mobile limitada para smartphones. E, de novo, não deu certo. O navegador do Note é pensado para versões mobile – tanto que não há como abrir versões desktop dos sites por padrão. Isso é navegador de tablet? Acho que não.

E usar um navegador alternativo, como o Skyfire, não resolve: os sites em versão desktop não cabem direito na tela, exigem muito zoom e deslizar pra lá e pra cá para se navegar bem; e se não for mobile, alguns sites demoram muito para carregar (mesmo via Wi-Fi).

Assim como no navegador padrão, não há a experiência de tablet em outros apps. O app de e-mail e SMS possuem colunas para alternar entre mensagens, assim como no Galaxy S II, mas o espaço ainda é muito pequeno para isto fazer sentido – veja aqui como é estranho – e apps assim funcionam bem em todo tablet. E claro, apps voltados para tablet não vão funcionar no Note – ou porque ele roda Android 2.3, ou por ter tela menor que o recomendável. O Photoshop Touch, por exemplo, é um app feito com tablets em mente, e ele não pode ser instalado no Note: além de Android 3.1 ou superior, ele requer uma tela de pelo menos 8,9 polegadas – as 5,3″ do Note são pouco. A lista poderia seguir com mil outros exemplos, mas algo que não saiu da minha mente, mesmo quando estava satisfeito com o Note como telefone era a certeza: isto não é um tablet.

Então voltamos à questão da imersão. O Note acerta em parte nesse quesito: como eu disse, com tela e resolução maiores, navegar pelo Android e jogar é ótimo no Note, é uma experiência que não se encontra em outro smartphone. Enquanto eu usava o aparelho eu ficava imerso, quase distraído do mundo. Aí eu entrava no navegador, e me lembrava que estava usando um smartphone. Você não sente que está com a web nas mãos, algo que muitos dizem sobre tablets: você ou está na versão mobile de um site, ou dando zoom e se movendo para os lados na página para navegar. O Android reorganiza o texto de acordo com o zoom, mas mostra a limitação de uma tela de 5,3″: para sites, não é o bastante. Para ler, é a mesma coisa: isto quebra a imersão porque cada página do livro, ou cada seção visível de uma revista, tem menos texto que um livro de bolso.

A bateria também foi um ponto fraco em meus testes. Outros reviews apontam uma duração melhor da bateria, mas nada comparável a tablets. Apesar de ter 2.500mAh por dentro, meu Note durava bizarramente pouco (o que pode ser falha de software/firmware). Um dia, eu o usei bem pouco, e deixei só o Wi-Fi ligado (sem chip de operadora), o que deveria gastar menos bateria. Só que, em 24 horas, ele já estava pedindo para ser recarregado. Em geral, ele durava menos de 24h, e se a tela ficasse sempre ligada – para ler ou fazer anotações, por exemplo – o aparelho desligava em menos de 10h. Em outros reviews a bateria do Note teve duração bem melhor, mesmo que o consumo de energia salte quando a tela permanece ligada. Segundo o The Verge, a bateria do Note “tem um desempenho respeitável que está em linha com o que você esperaria de um smartphone convencional” – não de um tablet.

É uma expectativa quase irreal esperar que o Galaxy Note funcione como tablet? Sim. Mas se no aparelho eu não faço tarefas de tablet com a competência de um tablet, então ele não é um deles: é um smartphone gigante.

E a canetinha?

Tantos parágrafos depois e mal falamos da canetinha? É que, com uma tela de 5,3″, o uso da caneta é bem limitado, e por dois motivos: a tela é grande o bastante para você usar seus dedos na maior parte do tempo; e quando é necessária uma enorme precisão no toque – para desenhar ou escrever anotações – a caneta não é ótima, e a tela do Note não é grande o bastante (!). Explico.

Usei a caneta stylus do Note principalmente para fazer anotações, e não gostei muito da experiência. A caneta é bem fina e você precisa se acostumar um pouco para segurá-la. Depois disso, você precisa tomar cuidado com o botão na caneta: ele fica na altura do polegar e tem a função de tirar screenshots. Você pode comentá-las usando a canetinha, o que pode ser bastante útil.

Mas a sensibilidade do botão é… imprevisível. Ele não é mole o bastante para ser ativado a todo momento, mas como ele fica embaixo do seu polegar à medida que você escreve, enquanto você estiver entretido tomando nota você vai apertá-lo por acidente. Muitas vezes. E aí a caneta para de escrever. Isso quebra o fluxo, e é bem frustrante. E não é questão de se acostumar: a caneta vai se ajustando na sua mão até o botão ficar embaixo do polegar – o jeito é prestar muita atenção na canetinha, o que obviamente é menos que ideal.

E a tela de 5,3″ transforma o Note em um bloquinho de notas digital, não em um caderno. Para anotações pequenas pode até fazer sentido – é mais rápido que digitar – mas para anotações na escola/faculdade ou no trabalho? Eu não veria muita utilidade. Em uma palestra, enquanto eu anotava o que diziam no palco usando o Note, vi uma espectadora tomando nota com um iPad e uma caneta stylus usando o app Noteshelf. E a experiência era muito melhor, invejável até: ela tinha um espaço amplo para escrever, podia ampliar e navegar a nota para escrever como em um caderno – não um bloquinho. Procurei e testei vários apps de terceiros – FreeNoteHandrite Note, Note EverythingInkPad NotepadPenSupremacy – e nenhum tinha uma experiência tão boa quanto vi em um tablet de verdade.

A ponta da caneta usada no iPad era emborrachada, enquanto a do Note é dura e “escorrega” na tela. Minha caligrafia não é ótima e piorou com a canetinha do Note. Escrever rápido no Note não é uma boa experiência: há um pequeno lag entre o que você escreve e o que aparece na tela, então certas palavras que ficariam bem no papel podem ficar quase ilegíveis no Note. E percebi que o espaço de tela era pequeno para muitas anotações: na palestra, eu tinha que criar páginas e páginas, e esperar o Note salvar a nota (no formato JPG) em cada vez.

A bateria também não ajudou: deixar a tela HD ligada drena o aparelho, e pode deixar você sem bloco de notas nem celular. Levei o Note 100% carregado a um evento. Depois de fazer anotações em várias palestras, a bateria acabou – durou das 7h até as 13h, mesmo reduzindo o brilho. O evento continuou até às 18h, e acabei confiando em uma combinação de laptop e… papel.

Para desenhar, a caneta tem uma vantagem, porque usa sistema da Wacom para variar a força do traço de acordo com a pressão. Mas de novo: quem precisa desenhar em um bloquinho de 5 polegadas? É uma utilidade bem restrita. E dado que apps como o Photoshop Touch não têm suporte ao Note, a canetinha se torna ainda mais limitada para esse fim.

Enfim, a caneta pode ser útil para algumas pessoas, mas provavelmente vai ficar guardada dentro do seu Note. Como ela não torna o aparelho mais caro, acho que tudo bem.

Conclusão

O Galaxy Note é um smartphone Android grande e potente, com um preço igualmente grande: cerca de R$ 2.000 por aí, mas com descontos . Preste atenção: um smartphone. Ele traz parte da imersão encontrada em tablets, mas só: a bateria, o espaço em tela e a experiência em geral não correspondem a um tablet. E a canetinha é um acréscimo curioso, mas pouco útil. O Galaxy Note tenta fazer muita coisa ao mesmo tempo, mas consegue realizar só uma: ser um bom smartphone.

Se você procura por um híbrido de verdade, há outras opções como o Galaxy Tab 7.0 Plus, tablet de 7″ com Android 3.2 (voltado para tablets) que faz ligações – mas compre um fone Bluetooth para isso, por favor. Se você quer um tablet, compre um tablet. A maior oferta de apps ainda está no iPad, tablet mais bem-sucedido do mundo, mas para quem não quer Apple há o Asus Transformer Prime, chegando oficialmente ao Brasil em breve. Se você realmente precisa de um bloco de notas digital, uma caneta stylus para seu tablet – como a Bamboo Stylus da Wacom – deve resolver.

Vejamos as outras opções. Se você quer um smartphone Android mas acha bizarro o tamanho do Note, há o Galaxy S II: apesar de sua tela Super AMOLED não ser HD, ele tem especificações (processador, memória, câmera) bem semelhantes ao Note, e é mais fino e bem mais leve. Se você quer a tela HD e, de quebra, um Android puro, dê uma olhada no Galaxy X (Nexus), mas apenas se você não quiser usá-lo para fotos: sua câmera de 5MP decepciona. Isso tudo sem mencionar os aparelhos que estão por vir – como o possível Galaxy S III, os HTC Ones e os modelos quad-core que vimos na Mobile World Congress. Mas se as 5,3 polegadas lhe atraem, você vai encontrar no Note um smartphone bem capaz com uma caneta stylus de brinde.

Sair da versão mobile