O novo Wireless Plus da Seagate tem 1TB — o dobro de seu antecessor — e custará R$ 699 quando for lançado no país em abril. Ele permite que você transmita seu conteúdo para um tablet, por exemplo, sem fios e sem roteador: ele cria sua própria rede Wi-Fi. É muito útil — isto é, se você tem necessidades bem específicas.

O que é?

Um HD portátil de 1TB que faz streaming de músicas, filmes e fotos para seu dispositivo Android ou iOS através de uma app, sem precisar de conexão de internet. Ele suporta até três conexões ao mesmo tempo e cria sua própria rede Wi-Fi.

Para quem é?

Para pessoas que viajam frequentemente com muitos arquivos de mídia e precisam de um Wi-Fi de fácil acesso.

Design

Um retângulo cromado, minimalista, com USB 3.0. Ele tem um botão de liga/desliga do lado; uma luz verde para indicar que está ligado; e uma luz azul que pisca quando o Wi-Fi está ligado.

seagatedrive-1

Usando

Configurá-lo é muito simples. Primeiro você baixa o app, e depois conecta seu smartphone ou tablet à rede do HD, que deve aparecer nas configurações de Wi-Fi. A Seagate inclui várias imagens e vídeozinhos pré-carregados, para você testar o Wireless Plus e ter certeza de que tudo está funcionando corretamente. Colocar seus próprios arquivos nele também é fácil: só plugar o drive no computador e mandar tudo para lá. A conexão USB 3.0 é insanamente rápida: levou apenas alguns minutos para colocar 10 GB de filmes. Cem arquivos mp3 levaram apenas um minuto para serem transferidos; mover cem fotos, também.

Mover arquivos do seu telefone ou tablet para o drive também é bem rápido: foram apenas dez minutos para copiar 900 fotos para ele.

Com o app, você pode ver arquivos de mídia no player do smartphone ou tablet. Quer usar uma tela maior? O Wireless Plus também é compatível com Apple TV e deve ter suporte a Smart TVs da Samsung ainda este mês.

A melhor parte

Ele cria sua própria rede de Wi-Fi, que suporta até oito dispositivos por vez.

Falha trágica

A Seagate diz que o Wireless Plus aguenta até 10 horas na bateria, mas o streaming de Star Trek (que tem duas horas), em 1080p no iPhone, o fez desligar na metade. Se você for usar o HD de maneira mais agressiva, espere muito menos que 10 horas.

Isto é estranho…

Você só pode fazer streaming em HD para um dispositivo por vez.

seagatedrive-2

Notas do teste

  • O Wireless Plus diz que o Wi-Fi alcança até 45 metros, mas na verdade é muito menos que isso: apenas 15 metros.
  • Não é dual-band — a conexão é 2,4 GHz (nada de 5 GHz aqui).
  • Às vezes, ele te derruba da conexão, então você tem que reconectar manualmente.
  • Os arquivos não são organizados automaticamente pelo app.
  • Se um arquivo não é nativamente compatível com o iOS, ele não funciona no app da Seagate.
  • Você pode usar o Wireless Plus para fazer backup do seu computador via USB 3.0, mas ele não é feito para fazer backup do seu tablet. Pense nele como armazenamento extra, para arquivos que você não precisa deixar no dispositivo móvel.

Devo comprar?

Você acha que precisa de todo esse espaço? O Wireless Plus é um bom produto, mas é para gente que precisa de mais de 64GB de arquivos com elas o tempo todo. Se você é um profissional de criação — um editor de filmes, um arquiteto, um designer — ou se você viaja muito, este é um bom produto. E você pode usar o Wi-Fi sem ter um roteador por perto. Este não é um HD para todo mundo, mas vale o que custa para aqueles que precisam.

Seagate Wireless Plus

• Preço: R$ 699 (em abril)
• Capacidade: 1 TB
• Dimensões: 127 x 89 x 19,9 mm
• Peso: 256 g
• Portas: USB 3.0, adaptador GoFlex, entrada para carregador USB