_Apple

Revisando as previsões para a WWDC: o que não rolou?

Assim como todo mundo, eu dei meus palpites sobre o que a Apple apresentaria na WWDC. E, assim como todo mundo, eu errei bastante! Novo iPhone? Teve. Mas olha só quanta coisa a Apple deixou de anunciar.

Assim como todo mundo, eu dei meus palpites sobre o que a Apple apresentaria na WWDC. E, assim como todo mundo, eu errei bastante! Novo iPhone? Teve. Mas olha só quanta coisa a Apple deixou de anunciar.

Nem todo boato nasce igual, então vamos pegar apenas os que eu dava pelo menos 50% de chance de acontecer.

API para extensões no Safari

Este aconteceu! O Safari 5 não fez parte do keynote, mas a Apple o anunciou no fim da tarde. Ele tem desempenho 30% melhor que o Safari 4, parece ser mais rápido até mesmo que o Google Chrome, e sim, tem uma API para extensões.

iTunes.com

Esta provavelmente foi a ausência mais notável – com certeza foi a que mais decepcionou. Todas as peças estavam alinhadas: a Apple comprou em dezembro o Lala, serviço de stremaing de música, e então o fechou semana passada. Eles registraram a marca iTunes Live. Na verdade, a única coisa que estava faltando era um acordo com as gravadoras que permitiria guardar suas músicas na nuvem. Parece que as negociações de última hora não deram muito certo. Não se preocupe: isso alguma hora vai acontecer. Só não aconteceu ontem, o que é uma pena.

Nova Apple TV

A visão da possível evolução da Apple TV era uma coisa linda: processador e sistema operacional do iPhone 4, streaming em 1080p, armazenamento flash de 16GB, custando só US$100. O boato original – no qual deveríamos ter confiado mais – estipulava que ela não seria lançada na WWDC. Mas uma menção de último minuto do John Gruber, do Daring Fireball, nos levou a crer que ela seria lançada ontem, sim. Ela deve ser lançada em algum momento deste ano, mas com certeza ela ainda não está pronta para o mercado.

Novas versões do Mac Pro e MacBook Air

Há quanto tempo o Mac Pro e o MacBook Air não são atualizados? Desde a WWDC do ano passado. A demora em lançar novas versões deles, em relações aos outros computadores da Apple, pode ser explicada pela não-disponibilidade de processadores para atualizá-los – no caso, o Xeon de seis núcleos e os Core ULV, respectivamente. Mas parecia que esses problemas já haviam sido resolvidos a tempo de um lançamento ontem. Não rolou. E se não virmos novidades nas próximas semanas, a concorrência vai sair na frente.

Novo Mac Mini

Honestamente, a possível atualização do Mac Mini – com HDMI mas sem processador Core – não era exatamente emocionante. Quem sabe a Apple está esperando até descobrir uma forma de dar um upgrade no processador e nas entradas também, ou não queriam tirar o brilho da apresentação do iPhone 4 com uma novidade decididamente menos interessante.

Trackpad multitoque "mágico"

O trackpad multitoque "standalone", um periférico independente (para desktops?) não-embutido em notebooks da Apple, entrou de última hora na lista de rumores, mas tinha algo que lhe dava vantagem: fotos! Bem, agora sabemos – ou pelo menos acreditamos fortemente – que ele exista de verdade, mas ele não fará parte do universo Apple tão cedo.

Sair da versão mobile