Para um deficiente visual, mesmo um ato simples como verificar as horas em um relógio pode ser um problema. Os relógios atuais preparados para deficientes visuais ou não são práticos (exigindo que o usuário toque e sinta os ponteiros de um relógio normal em alto relevo) ou podem ser constrangedores (relógios digitais que “falam” as horas em voz alta). A imagem acima representa um projeto para mudar isso, e ele precisa da sua ajuda.

O relógio que você vê acima se chama Haptica. Através de uma série de pequenos discos que engenhosamente formam os conjuntos de pontos da linguagem braile que representam os números de 0 a 9, ele é capaz de informar as horas rápida e elegantemente, com apenas uma passada horizontal do dedo.

O designer David Chavez está pedindo a ajuda do mundo para bancar a produção do relógio, através do site Kickstarter, uma plataforma para arrecadação de fundos para projetos. No momento em que escrevo este texto, o projeto já arrecadou quase US$ 40.000, mas a meta para que a produção comece é a arrecadação de US$ 150.000 até o dia 4 de março. Você pode ajudar clicando aqui. Na pior das hipóteses, você ajuda a trazer um novo e estiloso gadget ao mundo. [Haptica Braille Timepiece]