Robert Prevost: Vaticano elege 1º papa norte-americano da história

Apesar de nascido nos EUA, o novo papa passou boa parte de sua carreira como bispo no Peru.
Robert Prevost é o primeiro papa norte-americano da história
Imagem: Vatican News/Reprodução

Nesta quinta-feira (8), às 13h10 (horário de Brasília) a chaminé da Capela Sistina emitiu a fumaça branca, representando a escolha conclave: Robert Prevost, agora é Papa Leão XIV. Ele é o primeiro norte-americano, e o primeiro a nascer em um país com maioria protestante.

banner

Ao todo, 133 cardeais ficaram isolados na Capela Sistina por dois dias para eleger o novo papa. Mais cedo, às 7h, ou 12h, conforme o horário da Itália, o Vaticano informou que os cardeais não haviam chegado a um consenso, publicando uma foto com fumaça preta.

Robert Francis Prevost, que nasceu em Chicago, nos EUA, é o substituto do Papa Francisco, o primeiro papa de fora da Europa, que faleceu no dia 21 de abril.

No entanto, apesar do grande número de cardeais votando, a escolha de Robert Prevost como novo papa não demorou muito. O conclave, que durou pouco mais de 24 horas, manteve a tradição recente de dois ou três dias.

Quem assistiu ao filme “Conclave”, percebeu o processo de escolha de um novo papa começa com uma missa e a primeira sessão de votação. Nos dias seguintes, os cardeais têm quatro sessões por dia.

O último conclave, assim como no filme, elegeu o primeiro papa não europeu, mas durou somente dois dias, com cinco sessões.

A eleição do papa norte-americano foi menor porque teve apenas quatro sessões. Robert Prevost foi o quinto papa eleito em dois dias desde 1900. Aliás, o filme mostra a possibilidade do processo escolher um papa norte-americano.

Curiosamente, este rápido conclave contou com o maior número de cardeais da história, muitos escolhidos por Francisco e outros que não se conheciam.

Perfil de Robert Prevost

Apesar de norte-americano, o antes Cardeal Robert Prevost, de 69 anos, é um papa que não se prende a fronteiras. Por duas décadas, o novo papa serviu no Peru, onde se tornou bispo e cidadão naturalizado. Por isso, em seu discurso, Leão XIV falou espanhol.

Até a morte do Papa Francisco, Robert Prevost ocupava um dos cargos mais influentes do Vaticano, responsável por escolher e gerir bispos globalmente.

O papa norte-americano é membro da Ordem de Santo Agostinho e análises anteriores notaram semelhanças entre Leão XIV e seu antecessor quanto ao compromisso em ajudar os pobres.

Apesar de norte-americano, o Papa Leão XIV discursou em italiano e espanhol, mas não em inglês. No entanto, o novo pontífice se mostrou emocionado ao ver pessoas levantando a bandeira dos EUA.

Novamente, similarmente ao filme, Robert Prevost terá que lidar com decisões difíceis sobre o futuro da igreja e com o fardo de ser o primeiro papa norte-americano. Há dois caminhos: continuar a seguir a agenda de Francisco, famosa por valorizar a inclusão e aberta a mudanças, ou seguir uma abordagem contrária.

Pablo Nogueira

Pablo Nogueira

Jornalista e mineiro. Já escreveu sobre tecnologia, games e ciência no site Hardware.com.br e outros sites especializados, mas gosta mesmo de falar sobre os Beatles.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas