Você lê rápido? Mesmo que responda “sim” a essa pergunta, você não lê tão rápido quanto o BFS-Auto, um robô construído para escanear livros. Ele lê 250 páginas por minuto. Sim, isso é muito, até mesmo para uma máquina.

O BFS-Auto foi projetado para resolver os problemas da digitalização de livros. Com ele, você não precisa escanear ou fotografar página por página.



Tudo que você precisa fazer é estar pronto para alimentar esse devorador de livros. E ele não tira uma, mas sim duas fotos de cada página, sendo uma enquanto ela está virando, para tentar pegá-la estando plana. Além disso, um software auxilia a deixar as imagens completamente planas — adeus, áreas escuras da lombada.

Robôs como esse ainda estão em desenvolvimento e deverão começar a aparecer em 2013. Não é difícil imaginar o tempo enorme que eles vão poupar na digitalização de livros, tornando possível disponibilizar bibliotecas inteiras em questão de dias. Em breve, na xerox da faculdade mais próxima da sua casa. [Ishikawa Oku Laboratory via Reddit]