_Robôs

Este simpático robô faz acrobacias usando duas rodas sem cair ou se desequilibrar

Além disso, a máquina tem uma cauda mecânica que ajuda a tomar impulso para saltar e se estabilizar nas superfícies.

GIF: Tencent Robotics

A empresa Tencent Robotics apresentou o protótipo de um novo robô que simula movimentos de um animal ágil para se locomover, pular e fazer verdadeiras acrobacias de uma ponta a outra. E isso tudo usando uma espécie de cauda (ou pênis robótico, como eu prefiro chamar), que fica retraída e serve de impulso para o simpático robô dar suas cambalhotas por aí.

Batizado de Ollie e com fortes inspirações nas máquinas da Boston Dynamics, o robô tem duas rodas motorizadas para ajudar na locomoção em ambientes com obstáculos ou terrenos difíceis de serem atravessados. Cada roda é conectada a duas manivelas articuladas e podem ser esticadas ou contraídas, dependendo do tipo de solo que o Ollie esteja transitando. Na parte interna, fica o tal pênis cibernético, que ajuda o robô a e movimentar.

Em um vídeo demonstrando um pouco das capacidades de Ollie, podemos vê-lo em ação. Em cima de duas plataformas elevadas e separadas uma da outra por alguns centímetros de distância, Ollie usa as duas rodas e a cauda mecânica para tomar impulso e saltar de uma superfície para a outra sem cair ou se desequilibrar. E isso tudo sem se afastar muito da borda que separa as duas bases.

A cauda robótica também pode ser usada para baixar Ollie até o chão e funcionar como uma terceira perna, garantindo mais estabilidade caso o robô carregue algo em sua parte superior. Além disso, a Tencent diz que o Ollie pode ser acoplado a outros acessórios, incluindo um braço articulado para alcançar e agarrar objetos mais distantes. Ainda segundo a Tencent, o robô tem uma altura mínima de 35 centímetros (quando está totalmente abaixado), podendo pular até 60 cm de altura e 40 cm de comprimento.

Por enquanto, o Ollie está em fase de testes e não há previsão de lançamento comercial.

Sair da versão mobile