O MIT demonstrou anteriormente que o ágil e veloz robô Cheetah pode correr livremente, sem o auxílio de cabos ou cordas de segurança. E agora, ele pode não apenas caçar por presas sozinho, como pode pular sobre obstáculos sem dificuldades. Isso é ótimo porque os robôs nunca se revoltarão contra nós. Obrigado, MIT!

O vídeo abaixo mostra o Cheetah percorrendo uma pista de testes com obstáculos de até 45 cm de altura. E ele pode fazer todo o teste dentro do laboratório sem nenhum cabo auxiliar ou de segurança. A MIT afirma que este é o primeiro robô quadrúpede que pode correr e pular sobre obstáculos de forma autônoma, atingindo uma média de 8 km/h.

>>> Este é o novo exército de robôs do Google

Uma versão anterior do Cheetah, apresentada em 2012, corre ainda mais rápido: ele chega a uma velocidade máxima de 45,5 km/h, maior que o recorde atingido por Usain Bolt (44,7 km/h). No entanto, ele requer cabos para obter energia – não pode correr livremente por aí – e não consegue saltar sobre obstáculos.

Sangar Kim, responsável pela equipe de desenvolvimento do Cheetah, diz que modelos com rodas podem se mover mais rapidamente e outros podem até pular mais alto que o Cheetah, mas nenhum faz isso de forma autônoma.

O robô tem praticamente o mesmo hardware que o modelo anterior; a diferença do novo é que ele não é cego. O robô original usava acelerômetros e um giroscópio para determinar o tipo e a inclinação da superfície em que ele ele andava. Agora, graças a um sensor LIDAR e uma combinação de algoritmos, o novo modelo do Cheetah pode ver objetos à sua frente, evitando contato e colisão.

1272601204700085828 (1)

Kim e a equipe por trás do robô esperam que a força militar faça uso deste design em casos de desastres, por exemplo. Mas eles ainda têm trabalho pela frente: Kim quer melhorar o sistema de visão do Cheetah, para que ele possa reconhecer ambientes mais complexos.

Talvez demore para os robôs dominarem a humanidade, mas pelo menos já sabemos que criar obstáculos enquanto um Cheetah nos persegue não vai nos ajudar em muita coisa. [Wired]