_Aviação

Robô submarino encontra caixa-preta do voo 447 no meio do Oceano Atlântico

Em 2009, um avião da Air France que ia do Rio de Janeiro para Paris caiu no Oceano Atlântico, matando 228 pessoas. Desde então, Brasil e França procuram a caixa-preta do avião, perdida no meio do oceano, para entender o porquê do acidente – até hoje não explicado. Eis que um robô submarino a encontrou […]

Em 2009, um avião da Air France que ia do Rio de Janeiro para Paris caiu no Oceano Atlântico, matando 228 pessoas. Desde então, Brasil e França procuram a caixa-preta do avião, perdida no meio do oceano, para entender o porquê do acidente – até hoje não explicado. Eis que um robô submarino a encontrou – parte dela, pelo menos. Mas por que essa caixa-preta é laranja?

falamos sobre caixas-pretas antes: elas são feitas de aço ou titânio, são pintadas de laranja ou vermelho para ficar mais fácil encontrá-las, e cada “caixa” na verdade é um cilindro – um deles grava a voz dos pilotos, e outro grava os dados do voo. O robô submarino encontrou só o cilindro com os dados; a “caixa” com a voz dos pilotos ainda está no oceano.

O Estadão fez este infográfico para mostrar as condições das buscas no meio do oceano. Os destroços do voo estão a quase 4km de profundidade, onde impera a escuridão total no oceano. A área de buscas também é enorme: são 120.000m² a explorar, o equivalente a 17 campos de futebol. Mas esta já é a quinta fase de buscas: na fase anterior, quando foram descobertos os destroços do avião da Airbus, a área de buscas era de 17.000km² – área 140.000 vezes maior que a atual. Então não é surpresa que a caixa-preta tenha sido encontrada só quase dois anos depois do acidente.

Foi o BEA, órgão francês encarregado de investigar o acidente, que encontrou um dos cilindros. Segundo o órgão, a caixa-preta está em bom estado, mas pode ser que os dados da caixa-preta não estejam intactos o suficiente. O BEA espera extrair os dados de caixa-preta daqui a até 10 dias, tempo necessário para um navio da Marinha ir buscar o cilindro e voltar à França. [Info e Estadão]

Sair da versão mobile