Replicar movimentos humanos é um desafio de engenharia, e os robôs estão lentamente ficando melhores nisso. Uma equipe de pesquisa financiada pela Disney criou um robô operado remotamente que é capaz de duplicar os movimentos de um ser humano com precisão notável, a ponto de enfiar uma linha na agulha e mover um ovo sem quebrá-lo.

A mais recente criação da Disney Research está longe de ser o primeiro robô de telepresença no mercado. Na verdade, a tecnologia vem sendo usada em figuras robóticas que reagem e interagem com os visitantes de parques temáticos, graças a um artista escondido nas proximidades.

robo disney

O que é inovador neste robô de telepresença é o uso de um novo sistema hidráulico híbrido, de água e ar, cujos braços espelham mais precisamente os movimentos de um operador humano, e que também fornecem um feedback físico quase instantâneo, permitindo um controle mais preciso.

Um conjunto de câmeras estéreo na cabeça do robô fornece feedback em tempo real para um operador usando óculos 3D, para que ele possa manipular os braços com precisão mesmo sem ver o que o robô está realmente fazendo.

Existem algumas limitações para esta abordagem, no entanto. O operador humano não precisa ver o robô para controlá-lo, mas ele deve estar relativamente próximo, porque os controles estão diretamente ligados ao robô através de cabos hidráulicos e pneumáticos.

Ou seja, usar este sistema para inspecionar uma usina nuclear pós-crise, por exemplo, pode não ser viável. Mas a Disney Research planeja usá-lo para estudar mais interações humano-robô, e é seguro assumir que a tecnologia pode um dia acabar aparecendo em seus parques temáticos.

[Disney Research]