_Brinquedos

Robôs Lego Mindstorms poderão ser controlados por smartphones

A Lego também está na CES 2013. De forma sutil e nada espalhafatosa, mas lembrando sempre que a feira é um lugar onde ela se sente bem — há 15 anos, ela anunciou em Las Vegas o Robotics Invention Kit, embrião que se transformou no grandioso e complexo Mindstorms. Agora, em sua quarta versão, o […]

A Lego também está na CES 2013. De forma sutil e nada espalhafatosa, mas lembrando sempre que a feira é um lugar onde ela se sente bem — há 15 anos, ela anunciou em Las Vegas o Robotics Invention Kit, embrião que se transformou no grandioso e complexo Mindstorms. Agora, em sua quarta versão, o EV3 — a caixinha que comanda os robôs de plástico — traz novidades importantes, principalmente na parte mobile da brincadeira.

Se há 15 anos computadores eram o melhor modo de brincar com a combinação de Lego e engenharia, hoje parece claro que esse tipo de habilidade também tem espaço nos smartphones. O novo kit Mindstorm, que custará US$350 e virá com 594 peças, pensou nisso: ele será o primeiro com suporte para iOS e Android. Isso significa, pelo menos por enquanto, que será possível controlar os robôs por meio de smartphones. Mas do jeito que a comunidade Mindstorms é maluca, dá para esperar interações ainda maiores — a própria Lego sugere que o robô pode aprender a seguir o aparelho baseado em sua localização, perseguindo seu criador pela sala. Sim, é mais um passo para a dominação dos robôs.

Além dessa novidade, o EV3 virou uma pequena máquina bem interessante: ele tem processador ARM9, 16MB de memória RAM e 64MB de memória flash, e ainda traz uma entrada para cartões SD e uma porta USB. Já o cérebro do brinquedo, o Intelligent Brick, agora roda uma nova versão de Linux que, segundo a Lego, aumenta ainda mais o nível de “hackeabilidade” do bicho.

Nas peças, a novidade que achei mais interessante é um sensor infravermelho que pode ser posicionado nos olhos do robô. Isso se traduziu em uma cena bem curiosa: um transeunte se aproximou do estande para perguntar algo, e uma cobra-robô feita com o novo sistema, bem esperta, deu o bote no cidadão. Nenhum animal foi ferido na cena, mas deu para perceber que os robôs de Lego estão de olhos bem abertos.

O novo Mindstorms chega só no segundo semestre, nos EUA. No Brasil, não há nenhuma previsão — e preferimos nem imaginar quanto esse kit pode custar. Em vez disso, fique com mais fotos de alguns robozinhos animais que vimos por aqui.

Sair da versão mobile